Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes em São Paulo

Chuva em São PauloRoberto Lopes/Fickr

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta sexta-feira (21) para temporais de intensidade moderada a alta que podem afetar principalmente a faixa leste do estado. O comunicado é válido para hoje até domingo (23).

O alerta é de intensidade moderada é direcionado para a Capital e Região Metropolitana de São Paulo; Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Além disso, o alerta vale para as cidades de Bauru, Marília, Araraquara, Presidente Prudente, Campinas e Sorocaba.

A Defesa Civil ainda chama a atenção para um acumulado alto de chuvas na Baixada Santista, no Vale do Ribeira e em Itapeva.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:

• Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.

• Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.

• Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.

• Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.

• Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

“Às vezes a gente fica até sendo um pouco repetitivo, mas é o que mais funciona, que é a pessoa evitar aí se expor ao risco, então infelizmente a gente Ainda tem muitos óbitos relacionados a alagamentos, enxurradas de pessoas ali que, seja com veículo, seja a pé, tentam atravessar uma área alagada, tentam atravessar uma área com fortes chuvas e acabam sendo vitimadas”, conta Roncatto.

O tenente também aconselha que quando houver uma tempestade rápida, é importante aguardar em local seguro até a passagem das chuvas. Caso a pessoa esteja na praia, em parque ou em algum local aberto e perceba barulhos de trovões, a pessoa deve procurar abrigo.

E atenção, nada de ficar embaixo de uma árvore e, muito menos, dentro da água. Esses lugares potencializam as chances de queda de raio.

“Procure imediatamente um local seguro. De preferência, um local elevado que vai evitar a formação de alagamento”, aconselha Roncatto. 

O tenente ainda diz que para mais informações e atualizações sobre as condições climáticas, podem ser encontradas nos canais oficiais da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Bookmark the permalink.