19 são acusados por rebelião que durou 43 horas em penitenciária de Cascavel; um preso foi decapitado


Motim foi em novembro de 2017 e foi motivado por ‘vantagens carcerárias’. Três agentes penitenciários foram feitos reféns – dois deles foram torturados, conforme denúncia. Durante rebelião, um homem foi morto por outros presos
Roberto Porto/RPC Cascavel
O Tribunal de Justiça do Paraná aceitou na quinta-feira (20) uma denúncia contra 19 homens acusados de envolvimento em uma rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O motim aconteceu em novembro de 2017 e durou 43 horas. Durante a rebelião, um homem foi decapitado por outros presos e teve a cabeça exposta no telhado da penitenciária. Além disso, três agentes penitenciários foram feitos reféns – dois foram torturados e um deles quase morreu, conforme o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Todos os 19 homens que se tornaram réus eram, na época do crime, presos da PEC. Entre os crimes apontados pela denúncia estão organização criminosa, homicídio qualificado, tortura, tentativa de homicídio qualificado e vilipêndio de cadáver.
Outros três suspeitos de envolvimento na rebelião morreram no decorrer do processo.
Por ter acontecido há mais de sete anos, o crime motim de presos, previsto no Código Penal, prescreveu.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Carro tenta atravessar BR-277, é atingido violentamente por carreta e pega fogo
Polícia: Mulher cai em golpe do bilhete premiado e perde R$ 200 mil
Crime: Adolescente indígena é morta a facadas por idoso por não querer se relacionar com ele, diz conselho
‘Vantagens carcerárias’ motivou rebelião
Segundo o documento da denúncia, as investigações apontaram que os acusados integravam uma organização criminosa e, “ordenados e hierarquizados, dividiram tarefas e ‘tomaram a PEC’, com o objetivo de obterem vantagens carcerárias”.
Entre elas, a saída do diretor da penitenciária e de alguns agentes penitenciários, e a transferência de detentos daquela unidade prisional para outras indicadas por eles.
Rebelião em Penitenciária Estadual de Cascavel
Cícero Bittencourt/RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Bookmark the permalink.