Alaíde Costa ganha tributo da novela ‘Garota do momento’ em ação que reforça o reconhecimento da cantora


Alaíde Costa na cena em que será celebrada na novela ‘Garota do momento’
Manoela Mello / Divulgação Globo
♫ ANÁLISE
♪ Nascida em 8 de dezembro de 1935, no Rio de Janeiro (RJ), a cantora Alaíde Costa tinha 24 anos em 1958 quando gravou a música Conselhos e lançou single de 78 rotações por minuto com a gravação da composição de Hamilton Costa e Richard Franco.
É essa música que será ouvida em um dos próximos capítulos da novela das 18h da Globo, Garota do momento, em cena que celebra o legado da artista ao mesmo tempo em que reforça as ações que prestam o devido reconhecimento nacional a essa grande cantora do Brasil, injustamente relegada a segundo plano em tempos idos.
Na trama de Alessandra Poggi, situada justamente em 1958, Alaíde Costa será interpretada pela atriz e cantora Bárbara Sut, uma das protagonistas do recente musical de teatro Torto arado (2024). É Sut quem cantará Conselhos em evento no fictício Clube Gente Fina, espaço de música e orgulho negro mantido na trama sob a direção do casal Vera (Tatiana Tibúrcio) e Sebastião (Cridemar Aquino).
Em momento de celebração que mesclará ficção e realidade, Vera prestará homenagem a Alaíde Costa, sendo que a cantora – atualmente com 89 anos – estará na plateia do evento e será aplaudida por todos os atores da cena nas peles dos respectivos personagens.
A homenagem de Garota do momento se alinha com a ideologia ativista da novela produzida sob direção geral de Jefferson De e direção artística de Natália Grimberg.
Cantora que vem ganhando sucessivos tributos nos correntes anos 2020, Alaíde Costa já revelou em entrevistas que sofreu com o preconceito racial no início da carreira, então associada primordialmente à bossa nova. movimento iniciado no ano de 1958. Por isso mesmo, o tributo da aclamada novela das 18h adquire valor e simbolismo ainda maiores.
Bárbara Sut interpreta Alaíde Costa em 1958 na homenagem da novela ‘Garota do momento’
Manoela Mello / Divulgação Globo
Bookmark the permalink.