Internado há oito dias, Papa Francisco passa bem e não faz missa dominical pela segunda semana

O Papa Francisco, de 88 anos, internado há oito dias para tratar uma pneumonia bilateral, não fará a tradicional oração do Angelus no domingo (23), pela segunda semana consecutiva. A informação foi confirmada pelo Vaticano neste sábado (22).

Papa Francisco no Santuário de Fátima, em Portugal, no ano de 2023

Papa Francisco no Santuário de Fátima, em Portugal, no ano de 2023 – Foto: Santuário de Fátima/ND

Como alternativa, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou que o pontífice argentino escreverá e enviará um texto para ser publicado na data, mas não será lido por ele, assim como ocorreu no domingo anterior.

Papa Francisco apresenta melhora clínica, diz Vaticano

O Vatican News, o serviço oficial de comunicação da Santa Sé, informou ainda que o Papa Francisco teve uma noite tranquila enquanto continua em tratamento para a pneumonia bilateral no Hospital Gemelli, em Roma.

Papa Francisco durante aparição na Inglaterra, em 2013

Papa Francisco assumiu como líder máximo da Igreja Católica em 2013, tornando-se um dos mais longevos no cargo – Foto: Catholic News/ND

Na sexta-feira (21), a equipe médica responsável pelo tratamento do Papa Francisco informou que ele tem apresentado melhora clínica e feito até piadas, mas ainda não está fora de perigo.

“Se a pergunta é ele está fora de perigo? Não. Se depois vocês nos perguntam se neste momento ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é não. Agora ele passou 20 minutos, foi do seu quarto até a capela para rezar. Porém, a situação realisticamente é esta: ele é o Papa, mas também é um homem”, afirmou o médico Sergio Alfieri.

Questionado por um jornalista sobre a maior preocupação no momento, os médicos alertaram que existe o risco de que os germes das vias respiratórias entrem em sua corrente sanguínea, causando sepse.

Papa Francisco durante discurso na ONU (Organização das Nações Unidas)

Papa Francisco está internado para tratar uma pneumonia, diz Vaticano – Foto: Matt Campbell/Lusa/Agência Brasil

O que é a pneumonia bilateral, enfrentada pelo pontífice?

A pneumonia comum afeta apenas um dos pulmões. Já na pneumonia bilateral, a infecção se instala em ambos os pulmões, sendo considerada mais grave.

A doença provoca a inflamação nos alvéolos pulmonares, que podem se encher de líquido ou pus, diminuindo a capacidade respiratória do paciente.

Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a pneumonia é causada por micro-organismos como vírus, bactérias e fungos, ou pela inalação de produtos tóxicos que comprometem as vias respiratórias.

Bookmark the permalink.