Após três meses seguidos de crescimento, setor de serviços fecha com queda mais expressiva do país em abril


Recuso de 9,1% veio após estado acreano ter registrado a segunda maior alta do país em março. Dados foram divulgados nessa quinta-feira (15) pelo IBGE. Após três meses seguidos de crescimento, setor de serviços fecha com queda mais expressiva do país em abril
Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
O volume de serviços prestados no Acre teve uma queda de 9,1% em abril, na comparação com março, segundo levantamento divulgado nessa quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda vem após três altas consecutivas no setor.
O estado acreano teve a maior queda do país no setor. Esse resultado vem após o Acre ter registrado o segundo maior crescimento em março. O índice estadual seguiu a tendência nacional. Somente o estado do Ceará teve alta nos serviços em abril.
Leia mais:
Acre tem a segunda maior alta do país no setor de serviços em março, aponta IBGE
Já na comparação com abril do ano anterior, o setor teve uma alta expressiva de 11,9%. Mesmo com esse resultado, o acumulado do ano registrou crescimento de 6,2%. No acumulado dos últimos doze meses, ao passar de 1,3% até março para 2,4% em abril, o setor mostrou uma aceleração.
O IBGE também revisou o resultado de março para uma alta de 15%, ante leitura inicial de baixa de 12,7%.
Dados nacionais
Em abril de 2023, o volume de serviços no Brasil recuou 1,6% frente a março, na série com ajuste sazonal, após ter acumulado um ganho de 2,1% entre fevereiro e março últimos. Com isso, o setor ficou 10,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,9% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).
Na comparação com abril de 2022, o volume de serviços avançou 2,7%, 26ª taxa positiva consecutiva. O acumulado do ano foi de 4,8% e o acumulado nos últimos 12 meses passou de 7,3% em março para 6,8% em abril, menor resultado desde agosto de 2021 (5,1%).
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.