Procons registram alta de 20% nas queixas sobre apagão de internet em Roraima em cinco anos


Procons Estadual e da Assembleia Legislativa somam 220 reclamações entre 2020 a 2024. No entanto, número de pessoas impactadas por problemas na internet pode ser ainda maior, tendo em vista que consumidores não tem o hábito de registrar reclamações. Fibra óptica rompeu nesse domingo (2)
Samantha Rufino/g1 RR
Reclamações sobre a conexão com a internet cresceram 20% nos últimos cinco anos em Roraima, conforme registro de queixas feitos aos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do governo e da Assembleia Legislativa. O levantamento inclui dados de 2020 a 2024 e foram solicitados com exclusividade pelo g1.
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Somadas, foram 220 reclamações em cinco anos relacionados a apagão, falha na conexão e instabilidade. Dessas, 64 foram em 2024, dez a mais que as 54 registradas em 2020.
Roraima enfrenta constantes quedas na fibra óptica, o que causa apagões de internet, com impactos não apenas na conexão de dados, mas também em serviços como ligações, envio de SMS. No ano passado, foram ao menos 17 apagões de internet.
O coordenador do Procon Estadual, Daniel Santos, explica que os números de queixas oficialmente registradas não refletem a realidade e podem ser ainda maiores, tendo em vista que as pessoas não têm o hábito de formalizar as reclamações nos órgãos fiscalizadores.
“Muitos consumidores reclamam por meios informais e aí fica difícil para fazermos algo, visto que só podemos autuar as empresas devidamente quando o cliente abre uma denúncia formalmente. Sem essa denúncia não podemos fazer nada. É importante o cliente fazer essa denúncia porque aí podemos ir atrás dos direitos dele, seja para dar um crédito na hora de pagar a conta ou então entrar contra a empresa por danos morais caso esse consumidor se sinta lesado”, explicou.
Para monitorar as empresas, o Procon Estadual tem montado uma planilha onde são contabilizadas as interferências de sinal. Com isso, a cada seis meses as operadoras são notificadas para melhorar a qualidade do serviço.
“O principal problema é estrutura. Como esse problema só pode ser resolvido no âmbito político, o que o Procon pode fazer para cobrar melhorias no sinal é autuar as empresas. Por isso, é importante que os consumidores formalizem as denúncias”, reforçou o coordenador.
📍 O estado tem três Procons. São eles:
Procon Estadual – avenida Getúlio Vargas, 8120, bairro São Vicente, Boa Vista;
Procon Assembleia – avenida General Ataíde Teive, 3944, bairro Buritis;
Procon Municipal – avenida Ville Roy, 6606, Centro.
📶 Registros de consumidores ano a ano
Embora o número de queixas sobre falhas na conexão tem crescido em 2024 se comparado a 2020, o ano de 2021 foi o com mais reclamações formalizadas aos Procons. Foi em 2021 que o estado registrou mais de 5 horas seguidas sem conexão, o que impactou no comércio, hospitais e até números de emergência da polícia.
Veja no gráfico abaixo o número de reclamações registradas ano a ano entre 2020 e 2024:
Operadoras com mais reclamações
O Procon estadual não tem os números de reclamações separadas por operadora. No entanto, o Procon da Assembleia Legislativa faz essa diferenciação. Conforme os dados, a empresa Oi lidera como a empresa com reclamações de consumidores: foram 37 nos últimos cinco anos – dessas, 27 foram resolvidas, enquanto 10 ficaram sem resolução.
Completam o ranking das cinco empresas com mais reclamações as operadoras Vivo (12), Claro (12), Tim (6) e Webfiber (3).
A reportagem procurou as operadoras Oi, Vivo, Claro e Tim sobre o assunto. Todas orientaram a solicitar posicionamento da Conexis Brasil, organização que responde pelas empresas de telecomunicação no país.
A Conexis Brasil informou que tem trabalhado para aumentar a qualidade dos serviços prestados. “As operadoras de telecomunicações têm mantido altos níveis de investimentos na expansão e melhoria da qualidade e da conectividade em Roraima e em todo o país. Isso tem resultado na melhoria dos índices de atendimento, comprovada nas quedas das reclamações registradas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, afirmou.
O coordenador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Câmara, que monitora a conexão de internet no estado, explica que o principal fator que influência para a instabilidade crônica da conexão é a infraestrutura. Ele afirma que aumentou o número de usuários, mas estrutura não acompanhou a demanda.
“Um dos motivos é que aumentou o número de usuários e a infraestrutura não aumentou. Por exemplo, a redundância [infraestrutura que permite que o acesso à internet seja mantido por mais de um caminho] que a gente tem pela Venezuela não mudou em nada nos últimos anos. E essa instabilidade tem aumentado em função de atividades à beira da BR-174 que é onde passa a fibra”, explicou.
Câmara sugere que, para reduzir o problema de queda na conexão, são necessários investimentos, como as obras da Infovia 04 e o Linhão de Tucuruí, que estão em andamento.
Infovia 04: Uma via submersa entre os rios de Vila de Moura, no Amazonas, e Boa Vista. A obra prevê implementação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra óptica. Essa obra faz parte do projeto Norte Conectado, do governo federal, e busca expandir a infraestrutura das telecomunicações na região Amazônica;
Linhão do Tucuruí: Uma linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista. A obra deve levar energia elétrica produzida na usina de Tucuruí para a capital de Roraima. O linhão também deve ser usado para passar cabos de fibra óptica para o estado.
“Outra coisa que poderia ser feito para melhorar a situação seria investir na conexão pela Venezuela, que a gente tem uma fibra que passa aqui [Roraima], entra na Venezuela e volta para o Brasil por Fortaleza. Então, se a gente pudesse investir para aumentar essa capacidade, ajudaria bastante”, completa o professor.
📶 Dados do Procon Municipal
No Procon Municipal consumidores também registram reclamações contra operadoras de telefonia, no entanto, as queixas como cobranças indevidas e sinal ruim. Não há registros sobre apagão geral.
“O Procon Boa Vista reforça que o problema de internet no Estado de Roraima é crônico e constantemente gera transtorno e prejuízo para todos os usuários. Infelizmente, os consumidores reclamam em redes sociais, para amigos e não formalizam as reclamações no órgão de defesa do consumidor”, frisou o órgão.
No levantamento do Procon Municipal, entre 2022 e 2023, foram feitas 458 reclamações. Dessas, 267 foram sobre internet fixa, 180 de telefonia móvel pós-paga e 11 registros de internet móvel.
Conexão em 2025
Em 2025, Roraima registrou ao menos dois apagões totais de internet. O primeiro foi no dia 29 de janeiro, quando o estado ficou sem comunicação por cinco horas. O segundo foi no dia 4 de fevereiro. No mês de janeiro deste ano, foram registradas 26 reclamações de falha na conexão.
Queda frequente de internet em Roraima prejudica comerciantes e moradores
*Estagiário sob supervisão de Valéria Oliveira
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