Calor segue pelo Brasil nesta semana e deve se estender até março

Calor deve continuar ao longo da última semana de fevereiroDaniel Leite Andrade

O calorão dos primeiros meses de 2025 não deve ir embora tão cedo. De acordo com a Climatempo, uma nova onda de calor deve se instalar pelo país a partir desta semana, trazendo altas temperaturas para todas as regiões, principalmente o Centro-Sul.

Isso porque uma massa de ar quente, que chega pelo extremo-sul do Brasil, deve ganhar intensidade e se dissipar pelo país a partir da primeira semana de março.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5º C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos”.

Entre os mais afetados, estão o Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina, o Paraná, oeste e sul de São Paulo e no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. No entanto, todas as regiões devem registrar temperaturas acima da média.

O Sudeste, que passa por uma “trégua” do calorão dos últimos dias, pode ter a sensação térmica amenizada devido às pancadas de chuva isoladas que virão durante à tarde, especialmente em São Paulo, Rio e Minas Gerais.

E no Carnaval?

Aqueles que pretendem curtir o Carnaval devem se atentar aos termômetros, uma vez que o calorão pode continuar intenso durante o feriado, com temperaturas acima dos 30 °C. Nos bloquinhos de rua, a sensação de calor e abafamento pode ser ainda maior.

As pancadas de chuva devem ocorrer, em sua maior parte, de forma leve, sem grandes chances de refrescar o calor.

Carnaval será quente e abafadoReprodução

Veja a previsão das temperaturas para o Carnaval, segundo a Climatempo:

Máximas e mínimas no Carnaval

  • São Paulo – entre 32°C e 34°C
  • Rio de Janeiro – entre 36°C e 38°C
  • Belo Horizonte – entre 30°C e 32°C
  • Vitória – entre 33°C e 35°C
  • Brasília – entre 30°C a 32°C
  • Capitais do Norte e do Centro-Oeste – 32°C e 34°C
  • Capitais do Nordeste – entre 30°C e 33°C
Bookmark the permalink.