‘Seja feito o que Deus quiser’, diz candidata que foi fazer prova de concurso depois de passar a noite no forró no Ceará


Atendente afirma que se preparou para a prova, porém mudança de datas acabou fazendo com que ela precisasse conciliar concurso com evento da noite anterior. A candidata Paula Medeiros passou a noite em um show de forró antes de fazer as provas do ‘Enem dos Concursos’
Reprodução/TV Verdes Mares
A maratona de provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), na manhã e na tarde deste domingo (18), pode parecer cansativa. Mas para a atendente Paula Medeiros, que fez prova em Fortaleza, essa foi apenas a segunda parte da programação. Ela foi fazer a prova logo após passar a noite em um show de forró.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Veja COBERTURA AO VIVO e gabarito extraoficial no g1
Ao chegar ao local de prova nesta manhã, no bairro Joaquim Távora, a candidata se mostrou confiante e pronta para enfrentar as questões do “Enem dos concursos”.
“Eu venho do ‘forró das antigas’ direto pra fazer a prova do CNU. Seja feito o que Deus quiser”, disse Paula em entrevista à TV Verdes Mares.
Ela tinha ido para o Festival das Antigas, que foi realizado no estacionamento da Arena Castelão na noite do sábado (17). O evento teve shows de diversas bandas de forró que fizeram sucesso nos anos 90 e início dos anos 2000, como Mastruz com Leite, Limão com Mel, Magníficos e Brasas do Forró.
A candidata se planejou para voltar da festa e passar em casa para trocar de roupa antes de ir fazer a prova. Ela chegou com calma antes do fechamento dos portões.
Com mudança de data no concurso, candidata em Fortaleza fez prova após noite em show de forró
Reprodução/TV Verdes Mares
Paula explicou que já sabia do evento de forró com antecedência. E que, com a mudança de data da prova devido às enchentes do Rio Grande do Sul, ela acabou pensando em conciliar a diversão e o estudo. E foi assim que ela emendou as duas programações.
“Eu já me preparei psicologicamente, né? Já sou concurseira há muito tempo. E vai dar certo”, declarou Paula.
A atendente não teve tempo de dormir entre o forró e a prova. Pela manhã, ela garantiu que não estava com sono por ainda sentir o efeito da adrenalina da noite anterior.
Tendo estudado para a prova, Paula afirmou estar otimista. Ela acredita, ainda, que outros candidatos de Fortaleza também estiveram no forró na noite do sábado.
Provas em oito cidades do Ceará
Candidatos chegam em local de provas do ‘Enem dos Concursos’ em Fortaleza neste domingo
Oito cidades cearenses têm aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) neste domingo (18). Mais de 70 mil pessoas se inscreveram para realizar a prova no Ceará.
Os candidatos fazem provas durante a manhã e a tarde de hoje. Pela manhã, o fechamento dos portões foi às 8h30, com provas iniciando a partir das 9h. À tarde, o início das provas é às 14h30.
Candidatos fazem almoço improvisado no intervalo entre as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU)
Kilvia Muniz/SVM
Com o fim das provas da manhã, os candidatos precisaram sair dos locais de prova antes da reabertura dos portões às 13h para o turno da tarde.
No bairro José Bonifácio, vários candidatos improvisaram locais de almoço sentando nas praças e nas calçadas para se alimentar sem riscos de perder o horário de retorno.
O designer gráfico Levi Gomes contou que o único restaurante aberto nas proximidades não tinha mais comida quando ele chegou para comprar o almoço. A solução foi pedir comida de outro bairro com a ajuda dos pais.
“Eu pedi para os meus pais trazerem porque eles estavam em outro bairro completamente diferente, e eles vieram aqui pra trazer porque não tem mais nada aqui perto”, contou Levi.
O estudante Luís Henrique de Abreu, de 19 anos, também preferiu ficar perto do local de prova para não arriscar perder a segunda parte da aplicação. Ele considerou boas as provas feitas pela manhã e afirmou estar mais confiante para o conteúdo da tarde.
“A principal adversidade foi o tempo de prova, duas horas e meia pra 15 questões de português e mais o tema da redação”, comentou sobre a primeira parte.
A seleção unificada reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais. As oportunidades de emprego estão espalhadas por todos os estados do Brasil, e o maior salário inicial é de R$ 22,9 mil para o cargo de auditor fiscal do Ministério do Trabalho.
Confira as cidades do Ceará com aplicação de provas:
Fortaleza – 39.148 inscritos
Juazeiro do Norte – 12.704 inscritos
Sobral – 6.581 inscritos
Iguatu – 3.313 inscritos
Quixadá – 2.988 inscritos
Maracanaú – 2.333 inscritos
Crateús – 2.279 inscritos
Caucaia – 2.167 inscritos
São 61 municípios com aplicação de provas no Nordeste e 228 cidades no Brasil, com mais de 70 mil salas destinadas para as provas em todo o país.
⏱️ PROGRAMAÇÃO DO CNU (horário de Brasília):
7h30 – abertura dos portões
8h30 – fechamento dos portões
9h – início das provas
11h – tempo mínimo para deixar a sala
11h30 – fim das provas da manhã; intervalo
13h – reabertura dos portões
14h – fechamento dos portões
14h30 – início das provas da tarde
16h30 – tempo mínimo para deixar a sala
17h30 – fim das provas para candidatos de nível médio
18h – fim das provas para candidatos de nível superior
a partir das 20h – governo divulga cadernos de provas
Os cadernos de prova deverão ser divulgados pelo Ministério da Gestão apenas à noite. O g1 terá a correção da prova a partir do momento em que os cadernos forem divulgados (acompanhe aqui), com gabaritos extraoficiais. Os gabaritos oficiais só saem nesta terça-feira (20).
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Bookmark the permalink.