Porto Velho recebe primeiro ônibus adaptado para atender pessoas com TEA; veja como vai funcionar


Ônibus conta com uma identidade visual diferenciada e possui recursos como ar-condicionado, elevador para acessibilidade, abafadores de som e Wi-Fi. Ônibus multissensorial para pessoas com TEA em Porto Velho
Wesley Pontes e Leandro Morais
Porto Velho recebeu o primeiro ônibus adaptado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes. O veículo foi entregue pela Prefeitura, na tarde da última sexta-feira (21).
De acordo com a Prefeitura, o novo transporte foi projetado para atender às necessidades sensoriais e de mobilidade de pessoas com TEA. O ônibus conta com uma identidade visual diferenciada e possui recursos como ar-condicionado, elevador para acessibilidade, abafadores de som e Wi-Fi.
O g1 preparou um guia, com perguntas e respostas, sobre o funcionamento do serviço na capital rondoniense. Veja abaixo:
Como o serviço vai funcionar?
Segundo a Prefeitura, o serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e priorizará deslocamentos para consultas médicas, terapias e atividades educacionais.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar, os interessados devem preencher um formulário online por meio da plataforma “PVH Acessibilidade”, ou pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran).
Quais os requisitos para fazer parte do programa?
Para ter acesso ao benefício, o cidadão deve cumprir alguns requisitos, como: indicação médica, inscrição no Cadastro Único (Cadúnico) e renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.
Quais os documentos necessários?
Após o cadastro inicial, os interessados devem comparecer à Semtran para apresentar documentos como laudo médico atualizado, comprovante de Cadastro Único, RG, CPF e comprovante de residência dos últimos três meses.
A aprovação ou não do cadastro será comunicada em até 5 dias úteis por e-mail ou mensagem de texto.
Como fazer o agendamento?
Usuários com cadastro ativo podem agendar o serviço pelo site “PVH ACESSIBILIDADE” com no mínimo 24 horas de antecedência, sujeito à disponibilidade de vagas.
Cancelamentos devem ser feitos com no mínimo 24 horas de antecedência na plataforma para permitir que outras pessoas possam utilizar o benefício. Faltas consecutivas ou alternadas resultarão no bloqueio automático de novos agendamentos por 30 dias.
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