Carnaval 2025: Consulado homenageia botânico alemão, amigo de Darwin, que fez de SC sua casa

Os “delírios febris” de Fritz Müller, botânico, naturalista e professor alemão que foi um dos pioneiros da teoria da evolução junto com Charles Darwin no século 19, será o enredo da Consulado no Carnaval de Florianópolis deste ano. Heptacampeã, a escola se apresentará no sábado (20), a partir das 22h30, na Passarela Nego Quirido, com 1.276 pessoas no desfile, em busca do oitavo título.

Consulado é heptacampeã do Carnaval de Florianópolis, incluindo dois tricampeonatos consecutivos (1991-92-93 e 2005-06-07), além do sétimo título em 2019 - Foto: Fabiano Augusto/GRES Consulado/Reprodução/ND

Escola é heptacampeã do Carnaval de Florianópolis, incluindo dois tricampeonatos consecutivos (1991-92-93 e 2005-06-07), além do sétimo título em 2019 – Foto: Fabiano Augusto/GRES Consulado/Reprodução/ND

Nascido na Alemanha em 1822, Fritz Müller se mudou em 1852 para o Brasil para fugir de perseguições do governo em seu país. A sua nova morada se fez na recém-fundada Blumenau, onde prosseguiu com seus estudos.

Apaixonado pela botânica e pelas belezas da natureza, ele viajou a costa catarinense para realizar um estudo pioneiro com crustáceos. Nele, fez descobertas inéditas sobre a teoria da evolução, no mesmo período em que Charles Darwin publicava “A Origem das Espécies”, livro considerado um marco da teoria. A sintonia entre os estudos dos cientistas renderam muitas cartas trocadas entre ambos, que se tornaram “amigos por correspondência”.

Fritz Müller seguiu estudando, pesquisando e ministrando aulas em Santa Catarina até a sua morte aos 75 anos, em 1897, em Blumenau.

Enredo da Consulado resgata a memória de Fritz Müller e faz referência ao seu “jardim secreto”

O samba-enredo da Consulado evoca uma jornada introspectiva nos “delírios” do botânico alemão, que se perde em meio à beleza natural em busca por conhecimento. A letra remete ao “jardim secreto” onde Fritz Müller adentra em busca de sentido e conexão com elementos da vida, de forma poética e quase sobrenatural.

Tendo ido embora da Alemanha, a sua busca pela ciência também o faz relembrar das suas raízes, ao mesmo tempo em que a sua história é escrita no Brasil. As experiências vividas em um novo país, repleto de novas espécies e belezas sem fim, o fazem também “evoluir”, sugerindo uma reflexão sobre o seu progresso no conhecimento científico ao mesmo tempo que ocorre o seu próprio desenvolvimento pessoal.

O enredo “O Jardim Secreto – Nos Delírios de Fritz Müller” tem, em seu rol de compositores, os nomes de Alan Cardozo, Edson do Tamborim, Leléo Medeiros, Neném do Banjo, Rafael Muniz, Tabajara Ortiz, Wagner Amaral, Willian Tadeu e Wilson Silva. O intérprete será Alan Cardozo.

“Com muito respeito, alegria e samba no pé, vamos fazer um belo espetáculo no sábado. Trabalhamos bastante no nosso pré-Carnaval, nossos segmentos estão com o samba na ponta da língua e estamos de mãos dadas, unidos em um único objetivo: ser campeões”, declarou a vice-presidente da escola, Monique Luz.

Samba-enredo

A flor de maio se abre na relva

O tempo me enleva em delírios febris

Revelando meu jardim secreto

Mistérios em cada matiz

O som que me chama, bromélias e ramas

Jamais se reuniu tanta beleza

E, pelo caminho, abelhas e ninhos

Poesia da natureza

Voa, panapanã!

“Quero-quero” desenhar

Ilusão no seu olhar

Panapanã, “beija a flor” do meu jardim

Decifrando a harmonia que existe em mim

Sigo ao mar feito rio

Envolto em fascínio por seres e lendas

Nas águas, a dança da vida

Que a sabedoria desvenda

Memória… da Alemanha que um dia deixei

História… escrevi no Brasil que amei

Jamais negará a ciência

Quem vê a verdade em cada evidência

Em cartas, vislumbrei… evolução!

Um príncipe de pés no chão

Bate o tambor, batuqueiro! Bate o tambor!

Esse batuque é de arrepiar

No canto da massa, o povo me abraça

É Consulado que me faz sonhar!

Conheça a história da Consulado, duas vezes tricampeã consecutiva do Carnaval de Florianópolis

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Consulado foi fundada como um bloco de carnaval em 1977 por amigos cariocas funcionários da Eletrosul em Florianópolis. Eles moravam em residências chamadas de “Consulados do Rio” e, dessa forma, fundaram o bloco “Consulado do Samba”. Em 1986, o grupo se tornou uma escola de samba e seu nome ficou apenas como Consulado.

Cinco anos após a sua fundação como escola, a Consulado ganhou seu primeiro título em 1991, sendo campeã novamente nos dois anos seguintes, em 1992 e 1993. Em 2005, 2006 e 2007, repetiu o feito e foi, mais uma vez, tricampeã consecutiva. Em 2019, obteve seu heptacampeonato.

Para 2024, a escola busca “afastar a zica”, já que, nos últimos três desfiles, ficou na vice-colocação.

Tudo que você precisa saber sobre o desfile da Consulado

  • Samba-enredo: “O Jardim Secreto – Nos Delírios de Fritz Müller”
  • Integrantes no desfile: 1.276
  • Alas: 18 + ala dos amigos
  • Carros alegóricos: 2 carros e 2 quadripés
  • Dia e horário do desfile: sábado (29), às 22h30
  • Como comprar fantasias: já estão esgotadas, informou a escola
Bookmark the permalink.