Você nunca limpou certo: como lavar laranjas para remover toda a sujeira oculta e pesticidas

Mulher a lavar laranjas

Lavar laranjas da maneira correta é essencial para garantir os benefícios da fruta – Foto: Reprodução/ND

Fonte de vitamina C, as laranjas podem ser usadas em pratos, sucos ou até consumidas puras. No entanto, essas frutas devem sempre ser bem lavadas, não importa se vai tirar a casca para utilizá-las.

“As laranjas podem ter resíduos de cera, sujeira e pesticidas na casca. Lavar evita a transferência de contaminantes da casca para suas mãos ou para dentro ao cortar ou descascar”, explicou a professora da Divisão de Produtos de Frutas e Vegetais, do Institute of Food Technologists, Gabriela Swamy.

Como lavar laranjas?

Dispense técnicas mirabolantes e produtos químicos, o único ingrediente necessário para uma boa higienização é água corrente.

“Enxágue a laranja em água corrente enquanto a esfrega firmemente com as mãos. Para obter os melhores resultados, use uma escova de limpeza de vegetais”, ensinou a especialista.

Laranjas são ótimas fontes de vitamina C – Foto: Esag/Udesc/Reprodução/ND

Não é recomendado usar detergente ou outros produtos de limpeza porque a casca da laranja é porosa e pode absorver os químicos, alterando o sabor e até gerando riscos para a saúde.

“É melhor lavar as laranjas logo antes de comê-las ou usá-las em um prato para evitar deterioração precoce ou crescimento bacteriano”, completou Gabriela.

Como saber se uma laranja estragou?

Existem algumas maneiras de saber se uma laranja passou do ponto. “Laranjas devem ser firmes, sem partes descoloridas ou moles. Áreas moles, moles e descoloridas podem indicar deterioração”, apontou a profissional.

Áreas brancas, verdes ou azuis felpudas na casca ou no caule pode ser um sinal de mofo, e não devem ser consumidas. Se a casca estiver enrugada ou seca, isso pode significar que a laranja não tem suco por dentro e não será muito saborosa.

Bookmark the permalink.