Florianópolis amplia malha cicloviária e conecta Beira-Mar Norte, Centro e Sul da Ilha

Florianópolis amplia malha cicloviária e conecta Beira-Mar Norte, Centro e Sul da Ilha

Florianópolis amplia malha cicloviária e cria nova conexão entre Beira-Mar Norte, Centro e Sul da Ilha – Foto: PMF/Divulgação

Seja para lazer, deslocamentos diários ou uma alternativa sustentável ao trânsito, pedalar por Florianópolis está cada vez mais acessível. A capital catarinense, que já ultrapassa 250 km de infraestrutura cicloviária, dá mais um passo para fortalecer a mobilidade ativa e garantir conexões mais seguras e integradas para quem usa a bicicleta como meio de transporte. A prefeitura iniciou as obras para interligar a ciclovia da Beira-Mar Norte aos trechos da avenida Hercílio Luz e do bairro José Mendes, permitindo uma ligação direta até o Sul da Ilha.

O novo percurso, que adicionará 1,6 km à malha cicloviária, soluciona um antigo gargalo para os ciclistas da cidade. Atualmente, quem pedala pela Beira-Mar Norte enfrenta dificuldades para continuar o trajeto, já que a ciclovia termina próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da Casan. Com a ampliação, será possível seguir pela avenida Governador Gustavo Richard até a rua Silva Jardim, conectando-se à Avenida Mauro Ramos.

O trecho também passará pelo CentroSul e pela passarela Nego Quirido, garantindo a ligação com o bairro José Mendes – um dos principais acessos para quem pedala em direção ao Sul da Ilha.

Além disso, será implantada uma nova travessia cicloviária e de pedestres na Avenida Governador Gustavo Richard, na altura da rua Procurador Abelardo Gomes, facilitando a conexão com a Avenida Hercílio Luz. O trecho contará com semáforos acionados por botões, como os já existentes próximos aos clubes de remo.

“Nosso compromisso é garantir que Florianópolis tenha uma malha cicloviária integrada e eficiente, onde o ciclista possa pedalar com segurança por toda a cidade. Essa obra é um passo importante para conectar regiões que antes estavam isoladas e incentivar ainda mais o uso da bicicleta como meio de transporte”, afirma Rafael Hahne, secretário municipal de Transportes e Infraestrutura.

O secretário reforça que as melhorias vão além da infraestrutura. “Estamos investindo não apenas na expansão das ciclovias, mas também em uma política cicloviária mais ampla, que inclui segurança, sinalização e educação para ciclistas e motoristas”, explica.

A prefeitura destaca que a nova conexão representa mais um avanço na política de mobilidade sustentável da cidade. “Nosso objetivo é transformar Florianópolis em uma referência nacional em mobilidade ativa, tornando o transporte por bicicleta cada vez mais acessível e seguro”, reforça Hahne.

Programa +Pedal e a ampliação da infraestrutura cicloviária

A nova conexão faz parte do programa +Pedal, uma iniciativa do município que busca fortalecer a mobilidade ativa em Florianópolis. O projeto vai além da expansão da malha cicloviária, promovendo infraestrutura de apoio, melhorias na sinalização e ações educativas para estimular o uso da bicicleta.

Obras realizadas pela Prefeitura da Capital prometem resolver antigo gargalo e integrar a mobilidade ativa da cidade – Foto: PMF/Divulgação

Desde o lançamento do +Pedal, a cidade passou por uma grande transformação na mobilidade urbana. Antes de 2016, Florianópolis contava com 75,2 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Ao todo, esse número hoje já ultrapassa 250 km, distribuídos da seguinte forma:

  • Ciclovias: cresceram de 29,72 km para 57,12 km
  • Ciclofaixas: passaram de 37,54 km para 87,99 km
  • Ciclorrotas: inexistentes até 2016, agora somam 70,12 km
  • Espaços compartilhados: aumentaram de 7,94 km para 9,55 km

*Números em atualização pela Prefeitura de Florianópolis

Além da infraestrutura viária, o +Pedal também prevê a implantação de paraciclos e bicicletários em pontos estratégicos da cidade, ampliando as opções para quem usa a bicicleta como meio de transporte. Outras ações incluem melhorias na conectividade entre os bairros, a criação de novas rotas e campanhas para incentivar a adoção do modal cicloviário.

Entenda as diferentes estruturas cicloviárias

A malha cicloviária de Florianópolis é composta por diferentes tipos de infraestrutura. Confira o que significa cada uma delas:

  • Ciclovia: espaço segregado fisicamente das demais vias, destinado exclusivamente à circulação de ciclistas. Pode estar em nível diferente da pista e ser separada por elementos como canteiros ou barreiras físicas.
  • Ciclofaixa: faixa demarcada na pista de rolamento, separada apenas por sinalização e pintura, destinada exclusivamente à circulação de bicicletas.
  • Ciclorrota: trecho sinalizado dentro da via comum, onde bicicletas compartilham o espaço com veículos motorizados, geralmente indicado por placas e pinturas no solo.
  • Espaço compartilhado: áreas onde ciclistas e pedestres podem circular juntos, geralmente em calçadas largas ou trechos de parques e praças.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

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