Isto é o que acontece com o seu corpo quando você não limpa o umbigo

Mulher com o umbigo limpo

Embora pequeno e muitas vezes negligenciado, essa parte do corpo pode ser um ambiente ideal para a proliferação de bactérias – Foto: Getty Images/ND

Estudos mostram que o umbigo pode abrigar mais de 60 tipos diferentes de bactérias. Segundo especialistas, essa parte do corpo, frequentemente esquecida, pode reter óleos, suor e células mortas da pele. Saiba o que acontece com o seu corpo quando você não limpa o umbigo.

Dermatologistas explicaram ao site americano Parade, que a falta de limpeza do umbigo pode resultar em odores desagradáveis, infecções bacterianas ou fúngicas e até acúmulo de sujeira que, com o tempo, pode causar desconforto.

Foto de um umbigo que tinha piercing

Sujeira acumulada no umbigo pode causar problemas sérios à saúde, principalmente se você tiver piercing – Foto: Reprodução/ND

O que acontece com seu corpo quando você não limpa o umbigo:

  • Infecções bacterianas e fúngicas: a dermatologista Hannah Kopelman, alerta que a falta de limpeza pode causar infecções como onfalite (inflamação do coto umbilical), cistos sebáceos e infecções fúngicas. A também dermatologista Anna Chacon, explica que pessoas com piercings precisam ter cuidado extra com a higiene do umbigo porque podem introduzir bactérias e criar mais risco de infecção;
  • Pedras navais: Kopelman ressalta que o acúmulo de sujeira pode formar massas endurecidas chamadas onfalite, feitas de óleo, pele morta e sujeira, geralmente inofensivas, mas que podem causar desconforto;
  • Mau odor: a atividade bacteriana ou fúngica pode resultar em um forte cheiro, especialmente se houver vermelhidão, inchaço ou secreção. “Esses podem ser sinais de uma infecção que pode exigir atenção médica”, alerta Kopelman.

Como limpar o seu umbigo da forma correta

Mulher limpando o umbigo com um cotonete

Limpar o umbigo com toalha ou cotonete é a maneira ideal para evitar lesões – Foto: Istock/Reprodução/ND

Especialistas recomendam o uso de água morna e sabão neutro, cotonetes ou pano umedecido para limpar umbigos para dentro, e sabão e água para umbigos para fora.

Nunca se esqueça de secar bem a área, pois a umidade cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias e o crescimento de fungos.

Além disso, os especialistas sugerem lavar o umbigo pelo menos duas vezes por semana. No entanto, se você pratica muitos exercícios físicos, deve aumentar a frequência devido à maior produção de suor.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Bookmark the permalink.