Rompimento de trecho da BR-364 atrasa viagens de ônibus no interior do AC; fluxo de veículos foi retomado


Passageiros que tinham transporte marcado para o domingo precisaram esperar até essa segunda-feira (24) para se deslocar do interior para a capital. Na noite dessa segunda, Dnit já havia liberado a passagem para todos os tipos de veículos. Passageiros que tiveram viagens adiadas pelo rompimento da BR-364 retomaram na terça (15)
Passageiros de linhas de ônibus intermunicipais precisaram remarcar as viagens devido ao rompimento de um trecho da BR-364 nesse domingo (23). As cidades mais afetadas foram Tarauacá, Cruzeiro do Sul e outras localizadas no Vale do Juruá, todas no interior do Acre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Após os reparos feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pelo menos dois ônibus de uma empresa que faz a rota para Cruzeiro do Sul confirmou o embarque dos passageiros que tiveram suas viagens remarcadas.
O incidente ocorreu próximo à saída de Tarauacá, a 382 km de Rio Branco. Os reparos foram concluídos quase 24 horas depois e o trânsito foi liberado no fim da tarde.
Passageiros que tiveram viagens afetadas por conta do rompimento da BR-364 em Tarauacá têm passagens remarcadas no interior do Acre
Reprodução/Rede Amazônica Acre
A Rede Amazônica Acre foi até a Rodoviária de Rio Branco e conversou com viajantes que aguardavam a recuperação da rodovia. Quem precisou viajar para a região ficou apreensivo, com medo de não conseguir chegar a tempo, mas não tiveram maiores transtornos, como a agricultora Elenaria Oliveira.
“A gente fica com aquele medo de não dar tempo de chegar ou não dar para ir, porque isso é praticamente normal na BR, porque a BR que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco nunca prestou e nunca foi boa, então já é uma coisa normal”, reclamou.
LEIA TAMBÉM:
Igarapé Batista transborda durante forte chuva e 17 bairros são atingidos por enxurrada em Rio Branco
Condenada pelo Dnit, ponte na BR-364 será interditada e deve dificultar acesso a municípios no Acre
Trecho da BR-317 segue interditado após rompimento parcial causado por forte chuva no interior do AC
A autônoma Maria de Lurdes também contou que faria viagem durante a noite, e ficou com receio por conta das chuvas que atingem a região, mas confiou que os reparos já haviam sido concluídos e estava à espera do transporte para voltar a Cruzeiro do Sul.
“Mas, graças a Deus deu tudo certo, e remarquei para hoje [segunda, 24] já tô aqui esperando o embarque. Eu vim aqui e fui bem atendida, graças a Deus, e eles me atenderam numa boa. Deu certo, para hoje eu tenho fé em Deus que, chegando em Cruzeiro [do Sul], em paz, para mim está tudo bem”, acrescentou.
Dnit libera trecho da BR-364 que havia rompido
Fluxo foi retomado
Quase 24 horas após o rompimento de um trecho da BR-364 na entrada de Tarauacá, o Dnit liberou o tráfego na região. Inicialmente, o acesso foi liberado apenas para veículos de passeio, motociclistas e pedestres. Já pouco antes das 17h o acesso passou a ser permitido para veículos mais pesados como caminhões e ônibus.
Segundo o Dnit, esse novo acesso deve ser mantido de forma paliativa. “Garantirá o trafego normal até a chegada do verão, que será realizado o serviço definitivo, mediante a estudos e projetos”, disse em nota.
O trecho da BR-364, que dá acesso às cidades de, Tarauacá , Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá rompeu no domingo (23) e deixou uma população estimada em 220 mil pessoas isolada do restante do estado por via terrestre. Os reparos foram iniciados nessa segunda-feira (24).
O superintendente do Dnit ressaltou que mesmo com chuva, o trabalho pôde ser feito.
O vídeomaker Jotta Queiroz fez imagens de drone e postou nas redes sociais as imagens que mostram a dimensão da cratera que se abriu na BR-364, além de ser possível perceber os veículos presos tanto de um lado, quanto do outro, sem poderem atravessar por conta do rompimento. (Veja vídeo abaixo)
Videomaker mostra a dimensão da cratera que se abriu na BR-364 no interior do Acre
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.