É #FAKE que vídeo mostre panelaço contra Lula em 24 de fevereiro de 2025; gravação original é de 2020


Registro usado em publicações desta segunda-feira está em post de cinco anos atrás, quando o presidente era Jair Bolsonaro. É #FAKE que vídeo mostra panelaço contra Lula; conteúdo foi compartilhado em 2020
Reprodução
Circulam nas redes sociais publicações com um vídeo que supostamente teria sido gravado durante um panelaço contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (24). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que dizem as publicações falsas? Veja dois exemplos de legendas de publiações de 24 de fevereiro de 2025:
“PANELAÇO (24/02/25)- Brasileiros em diversas cidades do país se manifestam durante a fala do Lula. – O povo não aguenta mais!!!”.
“Vamos ensinar à esquerda como é que se faz um panelaço de impeachment igual fizemos para a Dilma, mas agora para o Lula/Janja. #ForaLula”.
🚫 O que mostra o vídeo usado na publicação? A filmagem noturna é feita de um ponto alto e exibe diversos prédios e algumas janelas com luzes acesas. É possível ouvir o barulho de um panelaço, gritos e assovios. A pessoa que filma diz: “Esquerdinha, panelaço é assim, ó”.
📌 Quando apareceram as publicações enganosas? Logo após o pronunciamento de Lula veiculado em rede nacional às 20h30 de 24 de fevereiro de 2025.
📋 Lula discursou sobre o quê? Ele falou sobre o pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia e a gratuidade dos remédios do Novo Farmácia Popular.
⚠️ Por que o conteúdo que circulou depois é falso? O vídeo mencionado nas publicações falsas não é atual e pode ser encontrado em um post de 18 de março de 2020, no X. Na época, o presidente do Brasil era Jair Bolsonaro.
O dono do perfil escreveu um comentário alegando ser o próprio autor do vídeo. Na legenda, escreveu: “Ensinando à esquerda como se faz um panelaço. 😌🇧🇷”.
Em um comentário no mesmo post, ele publicou um print da tela do telefone indicando que o vídeo havia sido produzindo às 21h da noite anterior (17 de março de 2020), em Jacarepaguá, no Rio.
No entanto, não há qualquer menção ao contexto daquela gravação.
Alguns comentários feitos por outros usuários já em 2020 afirmam que o vídeo mostra, na verdade, uma panelaço contra Jair Bolsonaro, então presidente do Brasil.
📝 O que aconteceu em 17 de março de 2020?
Naquele dia, o Brasil registrou mais de 300 casos Covid-19 e a a confirmação da primeira morte por coronavírus no país.
Na mesma data, em entrevista à rádio Tupi, Bolsonaro voltou a falar em “histeria” em relação à doença e criticou medidas para evitar aglomerações adotadas por governadores.
Também naquele 17 de março, o governo federal informou que faria um pedido ao Congresso Nacional para reconhecimento de estado de calamidade pública por conta da pandemia.
À noite, as cidades São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife e Brasília registraram panelaços contra o então presidente. Além de bater panelas, as pessoas gritavam “fora, Bolsonaro”.
▶️ Como foi feita a checagem? Para procurar a origem do vídeo na internet, o Fato ou Fake seguiu os seguintes passos:
Primeiro, foi necessário submeter o conteúdo ao InVid, uma ferramenta que consegue fragmentar vídeos em frames (imagens estáticas).
Depois, um desses frames foi utilizado para fazer uma busca reversa no Google Lens, que permite buscar a origem da imagem.
O registro mais antigo encontrado é de 18 de março de 2020.
Veja também
É #FATO: vídeo viral mostra treinamento militar nos Estados Unidos
É #FATO: vídeo viral mostra treinamento militar nos Estados Unidos
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Bookmark the permalink.