Matthew Perry tomou 27 injeções de ‘tranquilizante para cavalos’ antes de morrer, revela laudo

O documentário “Matthew Perry: A Hollywood Tragedy”, lançado na terça-feira (25) nos Estados Unidos, revelou que o ator tomou 27 injeções de cetamina, analgésico também conhecido como “tranquilizante para cavalos”, nos três dias anteriores à morte em 28 de outubro de 2023.

Ator Matthew Perry tomou 27 doses de cetamina antes de morrer

Matthew Perry foi encontrado morto em sua banheira aos 54 anos em outubro de 2023 – Foto: Reprodução/Instagram/ND

O procurador estadunidense Martin Estrada, que acompanhou o caso, afirma no documentário que Matthew Perry recebeu 27 doses de cetamina além da quantia prescrita para o tratamento de ansiedade e depressão, por “pessoas que deveriam saber melhor”.

O astro foi encontrado morto aos 54 anos na banheira de hidromassagem da sua mansão em Los Angeles, na Califórnia. Apesar de não terem sido encontradas drogas na cena, a autópsia concluiu que ele morreu devido a efeitos agudos da cetamina e se afogou acidentalmente.

Conhecido por interpretar o personagem Chandler Bing na série “Friends”, o ator lutava há anos contra o vício em drogas e questões de saúde mental.

‘Pode me dar uma das grandes’, teriam sido as últimas palavras de Matthew Perry

Elenco da série Friends

O ator ficou famoso ao interpretar um dos seis protagonistas do sucesso “Friends” – Foto: Reprodução

Cinco pessoas foram presas por envolvimento na morte de Matthew Perry, sendo dois médicos, o assistente pessoal Kenneth Iwamasa, um amigo do ator e a traficante Jasveen Sangha, conhecida como “Rainha da Cetamina”.

O assistente se declarou culpado e confessou que administrou três doses no dia da morte. “Pode me dar uma das grandes”, teria sido o último pedido do ator. Kenneth Iwamasa saiu para resolver incumbências e quando voltou Matthew Perry estava morto na banheira.

Ator Matthew Perry lutava contra a dependência química

O astro morreu em decorrência de uma overdose acidental de cetamina, concluiu a investigação – Foto: Reprodução/Mike Pont/WireImage

“No passado, costumávamos chamar isso de morte por overdose e culpávamos a vítima. Não fazemos mais isso. Nós culpamos os traficantes, vendedores de drogas, por se aproveitarem dos problemas de vício para causar a morte ou prejuízo grave”, declara o promotor Martin Estrada.

A acusação aponta que os médicos viam o ator como uma fonte de dinheiro. “Me pergunto o quanto o idiota vai pagar”, diz uma mensagem do doutor Mark Chavez para o outro médico acusado, Salvador Plasencia, cerca de um mês antes da morte trágica de Matthew Perry.

O que é cetamina, ‘tranquilizante para cavalo’ que levou à morte de Matthew Perry

Matthew Perry morreu após injetar 27 doses de cetamina em três dias

A cetamina é uma droga injetável utilizada para tratar depressão, mas tem alto poder viciante e seu uso é controlado – Foto: Getty Images/Reprodulção/ND

A cetamina, também conhecida como ketamina, é usada para induzir a anestesia tanto em animais como em seres humanos. Quando injetado, o cloridrato de cetamina leva entre um e cinco minutos para fazer efeito e dura de 30 a 45 minutos.

Aplicada no tratamento da depressão, a droga é segura para uso médico controlado. Contudo, o uso recreativo de cetamina fora do ambiente hospitalar é de alto risco.

Sem supervisão médica, o consumo pode provocar aumento da pressão arterial, alterações cardíacas, depressão respiratória e até a morte, como ocorreu no caso de Matthew Perry. A droga também pode gerar dependência química e quadros psicóticos em quem tem predisposição.

Bookmark the permalink.