Homens invadem garagem e furtam módulos de 21 ônibus do transporte público intermunicipal de Londrina


Há uma semana, peças como essas também foram furtadas de 11 ônibus, em Maringá. Polícia tenta identificar e localizar os suspeitos. Ladrões furtam equipamentos de ônibus da TIL em Londrina
Dois homens invadiram a garagem e furtaram módulos de 21 ônibus do transporte público intermunicipal de Londrina, no norte do Paraná. O furto ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (26), na empresa TIL/TCR, que é responsável por operar linhas nas cidades de Ibiporã, Cambé e Rolândia.
Os módulos são peças que ficam na parte interna do veículo e, sem elas, os ônibus não funcionam. Há uma semana, peças como essas também foram furtadas de 11 ônibus do transporte municipal de Maringá, que também fica no norte do estado.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com o diretor da empresa, Flávio Henrique Lopes, os homens entraram na garagem, que fica na Zona Norte de Londrina, por um portão aos fundos. No momento, havia 80 veículos no local.
Em imagens internas dos ônibus, é possível perceber que dois homens entram de veículo em veículo. Um deles aparece de capuz e o outro cobre o rosto com uma camiseta. Segundo o diretor, a ação dos criminosos durou cerca de duas horas.
Além disso, Lopes afirma que as imagens mostraram que também havia um carro do lado de fora da garagem, aguardando pelos homens.
A Polícia Civil (PC-PR) está investigando o caso e informou que vai periciar e colher digitais nos ônibus.
Linhas extras foram afetadas
Módulos foram furtados de 21 ônibus do transporte intermunicipal de Londrina
RPC
O diretor da TIL informou que o furto impactou na operação das linhas extras. Ao todo, são 12 mil passageiros diariamente que dependem do transporte metropolitano.
A expectativa é de que o serviço será normalizado nesta quinta-feira (27).
“A nossa pretensão é começar a trocar durante a madrugada, mas ainda não sabemos quantos carros, depende da agilidade. Nós temos equipes de plantão que chegam até às 22h e vão ficar até 4h30, que é quando começam a sair os ônibus. Nós tentamos emprestar veículos de outras empresa da região, mas eles não tem frota sobrando que nos atenda, tentamos emprestar os módulos,, mas ainda não tivemos resposta. Nossa expectativa é conseguir de 5 a 10 módulos. Para isso, também mandados uma equipe a São Paulo para tentar adquirir as peças”, informou o diretor.
Lopes também informou que a segurança será reforçada na garagem da empresa.
LEIA TAMBÉM:
Curitiba: Operação mira empresa envolvida em descaminho de vinho em Curitiba; venda era feita nas redes sociais
Maringá: Homem é morto a pedradas ao passar de moto em rua onde mulher era agredida por companheiro
Bate-boca, troca de ofensas e empurrão: reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Alep termina em confusão
Mesmo caso aconteceu há uma semana em Maringá
Câmera registra criminosos furtando peças de ônibus do transporte público de Maringá
Em Maringá, o mesmo caso aconteceu na madrugada de quarta-feira (19), na garagem da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Ao todo, foram furtadas as peças de 11 ônibus, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 330 mil.
Imagens de câmeras internas dos ônibus do transporte público de Maringá, no norte do Paraná, que mostram a ação de criminosos. Assista ao vídeo acima.
Nelas é possível observar o momento em que um homem entra no ônibus e, com uma ferramenta, tenta abrir um compartimento que fica acima do banco do motorista. É nesse local que os módulos são armazenados.
Até o momento, os suspeitos não foram identificados ou localizados. A suspeita é de que o furto tenha sido encomendado, devido a agilidade dos suspeitos, que pareciam saber exatamente o que queriam fazer, segundo o delegado Laércio Fahur.
Ele informou que três pessoas já foram presas, suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em furtos de módulos. Elas haviam furtado as peças de caminhões de uma empresa da região e já tinham praticado o mesmo furto em outras cidade.
Existe a suspeita de que os dois homens envolvidos no furto dos ônibus, também façam parte da mesma quadrilha, conforme Fahur.
11 ônibus ficaram parado nesta quarta, por causa do furto das peças.
RPC
O problema refletiu nas linhas 009 – Interbairros II, 414 – Hospital Municipal e 415 – Cidade Alta, que precisaram ser paralisadas durante meio período.
Conforme o advogado da empresa, Fabiano Moreira, o furto foi descoberto pelos motoristas, logo que chegaram a garagem, por volta das 4h30. Eles tentaram ligar os ônibus, mas não conseguiram e notaram que os veículos estavam sem os módulos.
Enquanto isso, conforme Moreira, a TCCC tenta adquirir novos equipamentos.
“Estamos dependendo da fabricante disponibilizar as peças. Os módulos são importados e depois que chegarem precisarão de programação específica para os ônibus. Ainda é difícil ter uma estimativa de quando serão obtidos. Enquanto isso, foram realocados veículos reserva para que o serviço não seja prejudicado”, informou Moreira.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.
Bookmark the permalink.