Iate é atingido por tornado raro na Itália e naufraga; 1 morre e sete ficam desaparecidos


Naufrágio aconteceu na costa de Palermo, capital da Sicilia, no su da Itália. Embarcação tranportava 22 pessoas, segundo Guarda Costeira. Fenômeno é incomum no mar Mediterrâneo. Barco e helicóptero participam de buscas por passageiros de iate que naufragou ao ser atingido por um tornado na costa da Sicilia, no su da Itália, em 19 de agosto de 2024
Igor Petyx/ Reuters
Em um episódio considerado extremamente raro, um tornado atingiu um barco que navegava na costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira (19), fazendo com que a embarcação naufragasse. Uma pessoa morreu e outras sete ficaram desaparecidas, segundo a Guarda Costeira italiana.
O barco, um veleiro de luxo com bandeira do Reino Unido, tinha 22 pessoas a bordo. A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicilia, quando foi atingida por uma forte tempestade, ainda de acordo com a Guarda Costeira.
Até a última atualização desta reportagem, um corpo havia sido resgatado, e as equipes de resgate ainda procuravam por sete pessoas desaparecidas, todos turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá.
Por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu a embarcação, segundo a imprensa italiana com base em relatos de sobreviventes. Alguns deles conseguiram pular para fora do veleiro e foram resgatados.
A ocorrência de tornados é um fenômeno raro no mar Mediterrâneo. Mas, nos últimos dias, tempestades e chuvas pesas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra.
Em paralelo, a Sicilia também registrou recorde de calor neste fim de semana desde o início do verão no Hemisfério Norte, em junho.
“O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude”, disse um oficial da Guarda Costeira em Palermo à agência de notícias Reuters.
Bookmark the permalink.