Filho de Mestre Jaime segue legado do pai e mantém vivo o desfile da Bicharada no Carnaval de Salgueiro


Além do nome, Jaime Concerva herdou do pai o amor pelo carnaval. Em 2026, o bloco completa 80 anos de existência e as comemorações começam no carnaval deste ano.
Mestre Jaime e Jaime Filho.
Reprodução/TV Grande Rio
Neste domingo (2), o Bloco da Bicharada desfilará mais uma vez pelas ruas de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Sem a presença física do seu criador, Mestre Jaime, que faleceu em 2021 aos 98 anos, coube ao filho do carnavalesco manter o legado do pai, de quem herdou o nome o amor pelo carnaval.
“Essa é nossa filosofia de vida, a gente nasceu com isso, a gente viveu isso todo tempo e vamos dar continuidade, porque acima de qualquer coisa não é o fator de fazer porque é filho do Mestre Jaime, não, a gente está fazendo agora também porque a gente gosta, a gente é carnavalesco”, conta o artista plástico e professor aposentado, Jaime Concerva.
Mestre Jaime, criador do Bloco da Bicharada
Divulgação
Mestre Jaime criou o Bloco da Bicharada em 1946, para apagar as lembranças ruins que trazia da Segunda Guerra Mundial. Quatro anos depois, nascia Jaime Concerva. “A gente nasceu e se criou dentro desse desse meio, dessas confecções de máscara, de fantasias, de blocos”, destaca Jaiminho, como é conhecido.
LEIA TAMBÉM:
Símbolo do carnaval no Sertão de PE, Mestre Jaime morre aos 98 anos em decorrência da Covid-19
Bicharada do Mestre Jaime resiste ao tempo e está pronta para a folia
‘Folia é ter você aqui’: Prefeitura de Salgueiro anuncia a programação do Carnaval 2025
Criado em meio aos bonecos confeccionados por Mestre Jaime, Jaiminho entende que a manutenção da Bicharada passa pelas novas gerações. “A gente está abrindo agora um uma ala de Bicharada Mirim, exatamente para ver se atrai as crianças para dar essa formação que nós tivemos, para que a coisa não morra com o tempo. A gente tem que formar a criança para quando ela se tornar adulta, ela continuar gostando do que ela viu quando criança”.
80 anos da Bicharada
A folia deste ano vai abrir as comemorações dos 80 anos da Bicharada, que será em 2026. Segundo Jaiminho, a ideia é celebrar durante todo ano. “O nosso objetivo é fazer com que esse ano seja a abertura do festejo dos 80 anos de Bicharada”, diz Jaime, destacando a intenção de trazer outras figuras marcantes do carnaval pernambucano para celebra as oito décadas do bloco criado por Mestre Jaime.
“Estamos convidando é agremiações de cidades vizinhas como o Belém do São Francisco, o Zé Puluca, de Bom Conselho, e vamos tentar trazer também o Homem da Meia Noite, se for possível por intermédio da Fundarpe, e orquestra também por intermédio da Fundarpe”.
Apesar dos planos e do amor pela folia, Jaiminho explica que nem sempre é fácil colocar o bloco na rua. A figura de Mestre Jaime e toda credibilidade que ele criou em quase oito décadas ainda são os principais atrativos para conseguir apoio.
“Se fosse só pelos bonecos, o bloco já tinha fechado. A questão é que acima do boneco tem ainda a memória, a história, a biografia do Mestre Jaime”.
“Era o Carnaval em vida”
Mestre Jaime nos preparativos para o Carnaval de 2019
O carnaval de 2025 será o quinto sem a presença física de Mestre Jaime. A última vez que o carnavalesco desfilou acompanhado de seus bonecos gingantes foi na folia de 2020. Segundo Jaiminho, a alegria do pai era o motor do bloco.
“Ele, por si só, já era o bloco todo. Se não tivesse nenhum boneco, não tivesse nada na rua para sair, ele por si só, ele já era o Carnaval em vida”.
Durante muitos anos, Mestre Jaime era quem confeccionava os bonecos gigantes. Com o tempo, a missão passou a ser compartilhada com os filhos. Artista plástico, Jaiminho diz que o objetivo agora é restaurar todos os bonecos que foram feitos pelo pai e criar novos bichos.
“Vai restaurar direitinho, deixar todos novinhos, prontos, até mesmo para ser o patrimônio da Bicharada feita por ele. Os bichos que ele chegou a confeccionar, infelizmente não existe mais nenhum. Então, a gente vai começar a confeccionar animais para voltar a ter mais a identificação do bloco pelo título Bicharada, Bicharada do Mestre Jaime”.
Além de Jaiminho, Mestre Jaime teve mais sete filhos e todos, de uma forma ou de outra, seguem os caminhos do pai. “Nós somos oito irmãos. Então, eu tenho diretamente que trabalha comigo três, e o resto chega na hora da folia”.
Bookmark the permalink.