Fim de vista icônica em Balneário Camboriú? Entenda a polêmica

Quem já passou pela descida da Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú, certamente já se impressionou com a vista do local: a orla da famosa Praia Central ornada pelos arranha-céus, árvores e pela roda-gigante estaiada.

Foto mostra vista icônica da Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú

Estrada da Rainha é conhecida por vista icônica da cidade  – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

A vista icônica é considerada cartão-postal da cidade, sendo uma das mais fotografadas pelos turistas que escolhem Balneário Camboriú como destino. Porém, uma polêmica tomou forma após uma construtora adquirir um terreno aos pés do morro.

Abaixo-assinado busca manter vista icônica de Balneário Camboriú

Segundo moradores, a empresa pretende construir um prédio no local, o que obstruiria parte da vista. No último dia 14, um abaixo-assinado online chegou a ser lançado para impedir a obra. Até o momento desta publicação, quase 700 pessoas o apoiaram.

Os criadores do movimento “Vista Livre da Rainha” se dizem cidadãos preocupados com a preservação do patrimônio natural e paisagístico de Balneário Camboriú.

“A construção prevista para essa área ameaça essa paisagem única, reduzindo o impacto visual que torna esse local tão especial. Além disso, um novo empreendimento pode agravar problemas urbanos como trânsito, impacto ambiental e descaracterização da área”, diz o escopo do abaixo-assinado.

Os moradores argumentam que o terreno é pequeno e que a construção prevista impactará negativamente a mobilidade na região, especialmente na entrada das garagens, causando transtornos para moradores e visitantes. Além disso, frisam que a obra pode aumentar os problemas de alagamento, o que tornaria a situação “ainda mais crítica” para a infraestrutura local.

“A população clama por uma praça com área verde, que possa servir como um espaço de lazer e convivência para moradores e turistas. Um projeto que valorize o meio ambiente e preserve a vista da Estrada da Rainha traria benefícios muito maiores para a cidade, fortalecendo o turismo sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos”, reforça o abaixo-assinado.

Histórico do terreno

Foto do google street view mostra terreno aos pés da Estrada da Rainha. Segundo moradores, construção no local vai obstruir vista icônica da cidade

Terreno fica antes da subida da Estrada da Rainha, de onde é possível ter uma vista icônica da cidade – Foto: Google Street View/ND

Em 2016, o Decreto nº 8441, assinado pelo então prefeito Edson Piriquito (MDB), desapropriou a área para que, no local, houvesse a instalação de equipamentos públicos. Já em 2020, o Decreto nº 9.969, assinado pelo prefeito da época, Fabrício Oliveira (PL), revogou a desapropriação.

Ao ND Mais, o secretário de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, afirmou que não existe nada que impeça a construção do prédio naquele local, a não ser que uma ordem judicial que obrigue a interdição da construção seja emitida.

Segundo ele, o projeto da construção do prédio de aproximadamente 33 pavimentos (entre lances de garagem e apartamentos) foi aprovado pela gestão anterior e passou por todas as exigências urbanísticas, restando apenas o alvará.

O que diz a construtora

O ND Mais procurou a Embraed Empreendimentos, empresa responsável pelo terreno, em busca de posicionamento. A construtora enviou nota reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Balneário Camboriú.

“No projeto de viabilidade de cada empreendimento, a empresa foca no desenvolvimento econômico e comercial do entorno, geração de empregos e bem-estar da comunidade local, seguindo os critérios legais e diretrizes municipais”, diz o comunicado.

“A incorporadora enfatiza que o empreendimento em questão segue rigorosamente todos os preceitos legais e reforça, mais uma vez, seu histórico de contribuição ao desenvolvimento municipal, bem como de sua colaboração na construção de um ambiente próspero à comunidade”, conclui.

 

Bookmark the permalink.