Papa teve crise isolada de broncoespasmo e ‘agravamento repentino’ do quadro respiratório


Pontífice completou duas semanas internado nesta sexta-feira (28). Papa Francisco
Filippo MONTEFORTE / AFP
O Papa teve uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório. Ele foi prontamente aspirado e iniciou ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem à troca de gases. Permaneceu consciente e colaborou com os procedimentos médicos. A prognose segue reservada.
Segundo o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite de 28 de fevereiro, Francisco passou a manhã entre sessões de fisioterapia respiratória e oração na capela. No início da tarde, teve um episódio de vômito com inalação, agravando sua condição respiratória. Ele segue internado há 14 dias no Hospital Gemelli e recebeu a Eucaristia pela manhã.
O pontífice completou duas semanas de internação para tratar uma pneumonia bilateral.
“O quadro continua complexo. Ele não está mais em estado crítico, mas o prognóstico continua reservado”, disse a fonte à AFP, acrescentando que o pontífice argentino, de 88 anos, “continua com seu tratamento e fisioterapia respiratória”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A confirmação do quadro de saúde do papa à AFP vem após o Vaticano deixar de mencionar por dois dias consecutivos o quadro crítico que Francisco enfrentou na última semana, desencadeado por uma crise respiratória no último domingo. No entanto, no momento não há previsão de alta.
Até o momento, a atualização oficial do Vaticano sobre o papa na manhã desta sexta-feira informou que Francisco teve uma noite de sono tranquila e está descansando. O pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Ele está tratando uma pneumonia nos dois pulmões.
A saúde do papa Francisco segue em uma trajetória gradual de melhora, mas o pontífice ainda precisa fazer uso de oxigênio e precisará de “dias adicionais” de “estabilidade clínica”, segundo boletim do Vaticano na quinta-feira. O Vaticano também chamou de “complexo” o quadro clínico do pontífice, e que por isso “serão necessários mais alguns dias de estabilidade para definir o prognóstico”.
“As condições clínicas do Santo Padre também estão melhorando no dia hoje. Hoje, ele alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória”, diz o boletim do Vaticano de quinta-feira.
Cristo Redentor recebe projeção com a imagem do papa Francisco
Também seguindo a tendência de leve melhora, um boletim médico na quarta-feira (26) mostrou que a insuficiência renal que o papa Francisco enfrentava nos últimos dias foi resolvida.
Papa tem noite tranquila e está descansando, segundo Vaticano
Ainda segundo a Santa Sé, Francisco faz fisioterapias respiratórias dárias, intercalando com momentos de descanso, e realiza algum tipo de trabalho durante o dia.
O boletim desta quinta aponta para uma trajetória de melhora gradual do estado de saúde pontífice. Pelo segundo dia consecutivo, os médicos não mencionaram, no comunicado diário, que o estado de saúde de Francisco é crítico, como vinha sendo apontado nos dias anteriores.
A pneumonia bilateral é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa”, explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos.
Francisco, que é papa desde 2013, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é particularmente propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.
VÍDEO: fiéis se reúnem no Vaticano em vigília pela saúde do Papa Francisco
Situação de saúde do papa é estável
Mulher coloca rosário junto a vela com a imagem do papa do lado de fora do hospital em Roma
Gregorio Borgia/AP
Bookmark the permalink.