Oito pessoas são presas por morte de líder indígena no sul da Bahia


Mandados de prisão foram cumpridos nesta segunda-feira (19), em Pau Brasil. Investigação aponta que cacique Lucas Kariri-Sapuyá foi vítima de emboscada. Cacique Lucas Kariri-Sapuyá foi morto em emboscada na cidade de Pau Brasil, na BA
Redes sociais
Oito pessoas investigadas pela morte do cacique Lucas Santos de Oliveira, em dezembro de 2023, foram presas nesta segunda-feira (19). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos no âmbito da ‘Operação Para Raios’, na cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia.
As investigações apontam que Lucas Kariri-Sapuyá, como o cacique de 31 anos era mais conhecido, foi vítima de uma emboscada. Ele foi assassinado por dois homens armados em uma motocicleta na estrada de Pau Brasil.
Segundo a Polícia Civil, os alvos foram localizados após um trabalho tático e de inteligência. Também foram apreendidas duas armas de fogo, 11 celulares, porções de entorpecentes, balanças de precisão e munições.
Cerca de 200 policiais civis participaram da ação liderada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau), que contou com equipes dos departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
Relembre o caso
Lucas Santos de Oliveira foi assassinado a tiros, na tarde de 21 de dezembro, na estrada de Pau Brasil. Em nota publicada nas redes sociais, representantes da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu logo disseram que ele foi alvo de emboscada por pistoleiros na entrada da Aldeia do Rio Pardo, próximo da aldeia Caramuru.
Cacique Pataxó é morto a tiros na BA
Lucas era liderança de uma aldeia que abriga indígenas de diferentes etnias. Ele era da etnia Kariri-Sapuyá, mas tinha atuação com pessoas do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Bookmark the permalink.