Apesar de queda em fiscalizações, postos de combustíveis com irregularidades aumentam na região de Campinas


Maior alta foi em Americana (SP), onde número de estabelecimentos com infrações passou de nove para 20 entre 2023 e 2024. Fiscalizações de postos de combustíveis diminuem, mas locais com irregularidades aumentam na região de Campinas
Reprodução/EPTV
Apesar da diminuição de fiscalizações de postos de combustíveis feitas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2024, o número de estabelecimentos visitados onde havia irregularidades cresceu em quatro cidades da região de Campinas (SP).
⛽ Durantes as fiscalizações, a agência verificou:
a qualidade dos combustíveis;
o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras;
a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos;
as documentações de autorização de funcionamento das empresas; e
as documentações relativas às movimentações dos combustíveis.

O maior aumento foi em Americana (SP), onde o número de postos fiscalizados com infrações passou de nove para 20 no período. Em Sumaré (SP), a alta foi de dois para sete estabelecimentos com irregularidades atestadas.
Em contrapartida, os locais fiscalizados e com irregularidades na metrópole diminuíram no último ano, passando de 38 estabelecimentos, em 2023, para 12, no ano seguinte. A diminuição também foi observada em Hortolândia (SP).
“O auto de infração será julgado administrativamente, podendo resultar em multas que vão de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, bem como em outras penalidades previstas em lei, como a suspensão das atividades ou a revogação de sua autorização”, detalhou a ANP, em nota.
Problemas para motoristas
Segundo Alan Galusni, consultor automotivo, os problemas mais comuns causados pelo abastecimento com combustível irregular incluem queda no desempenho do veículo e dificuldade na hora de dar partida.
“Às vezes já percebe na pista. Em alguns casos, a gente tem relatos, inclusive, de clientes que já começou a sair fumaça branca do escapamento, já começou a mudar o desempenho, a temperatura do carro já alterou, e tudo relacionado ao abastecimento”, relata.
Para resolver o problema, muitas vezes basta esvaziar o tanque e reabastecer com outro combustível. “Vamos zerar esse tanque, tirar toda a gasolina, pôr um combustível novo. Automaticamente, fez isso e já estabilizou o carro, já voltou ao que era antes”.
“O que geralmente a gente pede para o cliente é abastecer sempre no mesmo lugar, porque aí você cria um vínculo, tem uma confiança. Não dá para ficar indo só atrás de preço”, orienta o consultor automotivo.
Daniel Borba Silva Júnior é comerciante e, por isso, viaja com frequência. “Eu abasteci em um posto diferente do que eu costumava abastecer e fui viajar. Para minha surpresa, no meio da estrada, a injeção eletrônica do carro começou a acender e pipocar”, conta.
“A concessionária veio, guincharam o carro e me levaram em um posto com bandeira e o mecânico falou que achava interessante tirar toda a gasolina e colocar a gasolina nova. Eu fiz isso, coloquei a gasolina do posto e, na primeira batida que eu dei, o carro pegou”, diz o comerciante.
Painel de carro aponta necessidade de abastecimento
Reprodução/EPTV
O que diz a ANP?
“Não sabemos exatamente qual o tipo de pesquisa feita pela EPTV no Painel Dinâmico da Fiscalização publicado no site da ANP. Mas, em uma avaliação dos números fechados de 2023 e 2024, é possível constatar que houve uma diminuição no número de postos fiscalizados no Estado de São Paulo em 2024, embora o número de ações em postos revendedores com infrações tenha crescido percentualmente.
O aumento do número de infrações reflete o aprimoramento do uso da inteligência de dados pela fiscalização da ANP, concentrando assim suas ações em agentes econômicos onde há mais indícios de irregularidades, o que resulta em maior efetividade das fiscalizações em campo.”
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