Cerca de 40% da primeira etapa de obra da pista do Aeroporto Salgado Filho está concluída, diz Fraport


Primeira fase prevê recuperar 1,7 mil metros de comprimento. Reabertura do terminal está prevista para o dia 21 de outubro. Imagem de drone mostra avião em meio a alagamento no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 7 de maio de 2024
Wesley Santos/Reuters
A primeira etapa de reconstrução da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, afetada pela enchente de maio no RS, está com cerca de 30% a 40% do trabalho concluído, informou nesta segunda-feira (19) a concessionária Fraport. Ou seja, dos 1,7 mil metros de comprimento previstos para serem recuperados nesta fase, aproximadamente 600 metros já foram restaurados.
“Nós temos 50%, praticamente, do trabalho, 60% para ser feito nesses 60 dias. Nós temos usinas trabalhando, inclusive uma usina implementada dentro do aeroporto, para que possa atender essa demanda desse trabalho inicial”, diz Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da Fraport Brasil.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A conclusão desta primeira etapa possibilita a reabertura do terminal, prevista para o dia 21 de outubro. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, serão 128 voos diários no mês.
No total, a pista do Aeroporto conta com 3,2 mil metros e 75% da área foi danificada pela tragédia ambiental.
As obras na pista começaram no dia 13 de julho, após a limpeza e o diagnósticos dos problemas na pista.
Veja reparos na pista do Aeroporto Salgado Filho
As companhias aéreas Latam, Gol e Azul já começaram a oferecer passagens para o Aeroporto em Porto Alegre, que já estão sendo vendidas nos sites e canais digitais das empresas.
A partir de 16 de dezembro, com a conclusão das obras de toda a pista, finalizando a segunda etapa, o terminal começa a receber voos internacionais.
Base Aérea de Canoas
O aeroporto está fechado desde 3 de maio, quando os temporais provocaram a enchente em Porto Alegre.
Ainda em maio, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, passou a operar como pista de pousos e decolagens de voos comerciais. Em julho, o prédio do Salgado Filho voltou a receber passageiros para as operações de embarque e desembarque. Ainda assim, os voos seguem em Canoas.
Companhias aéreas já vendem passagens com saída do aeroporto de Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Bookmark the permalink.