Qual é a diferença entre Land Rover e Range Rover, e qual é melhor

A Range Rover e a Land Rover podem ter nomes semelhantes e até mesmo parecer semelhantes, porém os carros têm diferenças. Você estaria certo em confundir os dois também.

Mas uma regra simples é que todos os Range Rovers são Land Rovers, mas nem todos os Land Rovers são Range Rovers.

Apesar da inscrição grande no capô do carro dizer “Range Rover”, onde normalmente estaria o nome da marca, esse é na verdade é o nome do modelo, e não o nome da marca.

na foto aparece o carro range rover que é um dos carros mais luxuosos do mundo

carro Range Rover também é opção de presente dos Sugar Daddies – Foto: Reprodução Range Rover/ND

Ao contrário de uma marca como a Hyundai com Genesis, da Nissan, com Infiniti ou mesmo Toyota com Lexus, a Range Rover ainda não é uma marca própria.

Embora ela ofereça uma escolha entre o Evoque, Sport, Velar e Range Rover padrão, seu nome correto na verdade é Land Rover (marca) Range Rover (modelo).

No entanto, diferentemente de modelos de outras marcas, os submodelos  são construídos em plataformas diferentes.

Existe o Range Rover padrão e o Range Rover Sport, mas então o Range Rover Velar é construído em uma plataforma diferente desses modelos. Então, outro passo abaixo na linha, o Evoque é ainda menor que o Velar.

A melhor forma de explicar que o Land Rover Range Rover é como a linha Mazda CX – um Land Rover Range Rover Evoque não é um acabamento diferente como um Mazda CX-8 Akera. Na verdade, ele é um carro completamente diferente.

É como comparar um Mazda CX-5 com um Mazda CX-8, mesma família, mas motor, chassi e tamanho diferentes.

As pessoas, provavelmente, ficam confusas ao pensar que Range Rover é uma marca própria porque o nome é ambíguo, mas abrange quatro submodelos diferentes de carros.

na foto aparece o land rover, que como a range rover é muito luxuoso

Land Rover a marca inglesa e Range Rover é o modelo – Foto: Range Rover/ND

Por que o Range Rover existe?

O engenheiro chefe na Rover, Charles Spencer, lançou a ideia de um SUV de luxo para os chefes da Land Rover.

Em vez de fazer uma marca totalmente nova, a empresa modificou o que tinha com a Land Rover para criar um novo segmento.

A Land Rover sempre foi um carro mais robusto comparado ao que toda a linha é agora, mas como a Inglaterra começava a reconstruir sua economia novamente após a Segunda Guerra Mundial surgiu um mercado novo para carros off-road que também são luxuosos para satisfazer o topo do mercado.

Depois que o primeiro conceito do modelo foi revelado em 1967, o design foi finalizado em 1969, o novo modelo transformou a marca de um brinquedo off-road robusto em um SUV familiar de luxo.

Assim, ele abriu caminho para o mercado de “SUVs de luxo” internacional e até mesmo para o mercado de SUVs padrão na Europa.

A marca e o modelo sobreviveram sendo a propriedade de várias empresas-mãe conhecidas – Rover (1948–1967), Leyland (1967–1968), British Leyland (1968–1978), Land Rover Limited (1978–2012).

Essa última também fazia parte do grupo BMW (2000–2006), antes de a Ford se tornar controladora da empresa (2006–2008) e, finalmente, se estabelecer com a Tata Motors, que é comercializada como Jaguar Land Rover.

No ano 2020, mais de um milhão de carros foram vendidos internacionalmente. Na Austrália, 3.862 modelos foram vendidos novos em 2024, com o Sport sendo a opção mais popular.

Bookmark the permalink.