Kimchi, soju, lámen e corn dog: conheça as comidas típicas da Coreia do Sul encontradas em Rondônia


Quais são esses pratos e por que se tornaram tão populares? O g1 foi conferir de perto cada uma dessas delícias típicas para descobrir a resposta. Comidas típicas da Coreia do Sul
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Cachorro-quente no palito, bebida alcoólica de arroz fermentado e “pastel” cozido no vapor são alimentos incomuns que passaram a fazer parte do menu de rondonienses. Esses pratos típicos fazem parte da “experiência dorameira” procurada por fãs da cultura sul-coreana. De acordo com o Google Trends, Rondônia é o 9º estado do Brasil que mais pesquisa sobre “comida coreana”.
Os K-dramas e o K-pop estão conquistando cada vez mais o coração dos rondonienses. A Hallyu, ou onda sul-coreana, atingiu um grande público através das músicas e produções audiovisuais. A cultura atraiu uma multidão e, além das músicas e dos dramas, a gastronomia do país também ganhou destaque.
🔎 K-drama e K-pop são produções audiovisuais e um estilo musical da Coreia do Sul que começaram a ganhar popularidade nos anos 90. Com investimentos do governo na indústria cultural, ambos se tornaram fenômenos globais, conquistando fãs ao redor do mundo.
Kimchi, lámen, soju, mandu e corn dog são algumas das opções encontradas em Porto Velho. Mas afinal, quais são esses pratos e por que se tornaram tão populares? O g1 foi conferir de perto cada uma dessas delícias típicas para descobrir a resposta. Veja:
Corn Dog
Corn Dog
Reprodução/Koreans Corner
O corn dog é uma combinação do enroladinho de salsicha brasileiro com o cachorro-quente americano. Na versão coreana, ele é feito com salsicha e queijo no palito, envoltos por uma massa de pão e empanados em farinha. Além do sabor tradicional, há diversas variações de recheios.
Kimchi
Kimchi
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O kimchi é um dos pratos mais tradicionais da culinária coreana. Feito com acelga fermentada na pimenta, pode ser servido como entrada, aperitivo ou acompanhamento. Criado no século XII, surgiu como uma forma de preservar vegetais durante o inverno.
Soju
Soju
Edson Gabriel/Rede Amazônica
O soju é a bebida alcoólica mais popular da Coreia do Sul, feita a partir da fermentação do arroz ou da batata. Pode ser consumido puro ou com sabores variados e seu teor alcoólico varia conforme a versão.
Lámen Instantâneo
Lámen
Edson Gabriel/Rede Amazônica
O lámen é muito popular nas conveniências da Coreia do Sul. Trata-se de um macarrão instantâneo, geralmente apimentado, que pode ser preparado apenas com água quente. Sua praticidade o torna uma escolha comum, já que o preparo leva cerca de 5 minutos.
Tteokbokki
Tteokbokki
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O Tteokbokki é uma comida de rua típica da Coreia do Sul feita com bolinhos de arroz e molho picante. O prato tem um sabor que combina o doce, o salgado e o apimentado, mas possui diversas variações.
Mandu
Mandu
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O mandu é um prato de origem chinesa muito popular na Coreia do Sul. Trata-se de um tipo de pastel cozido no vapor, frito ou grelhado, com recheios variados, como carne, legumes e tofu.
No Brasil, ele ganhou mais reconhecimento após aparecer no filme Kung Fu Panda, onde o personagem principal é fã desse delicioso quitute.
K-pop, K-drama e o empreendedorismo
Com o sucesso do K-pop e dos K-dramas, empreendedores em Rondônia estão investindo na venda de produtos e comidas típicas da Coreia do Sul. A tendência tem conquistado cada vez mais fãs, que buscam uma experiência completa da cultura sul-coreana.
Jucilene Lima, profissional de gastronomia, se apaixonou pela culinária coreana depois de entrar no universo dos K-dramas. O interesse foi além da curiosidade: ela decidiu não apenas preparar as receitas para experimentar, mas também transformar essa paixão em um negócio, oferecendo os pratos típicos para outros fãs da cultura sul-coreana em Rondônia.
Jucilene Lima, empreendedora
Edson Gabriel/Rede Amazônica
“Assim que eu terminei o curso, eu fiquei meio assim em dúvida: ‘O que eu vou fazer agora?’ Aí, como eu sou dorameira, assisto novelas coreanas, eu vi aquelas coisas que eles comiam e ficava curiosa. Eu pesquisei mais a fundo e foi quando eu comecei a fazer o corn dog”, disse.
Assim como Jucilene, a empreendedora Luiza Helena também começou nesse ramo após conhecer as novelas coreanas. Segundo ela, na época pouca gente fazia parte desse pequeno grupo de fãs e, por isso, não era possível encontrar produtos coreanos em Rondônia. Foi assim que ela teve a ideia de procurar fornecedores e iniciar um novo negócio.
“Éramos aquela bolha fechada do dorama, do K-pop. E aí, de 2023 pra cá, estouraram a nossa bolha e todo mundo começou a conhecer. E quanto mais gente conhece, mais gente procura. Eu fui uma das pessoas que morava aqui, procurava e não tinha. Quando tentava comprar, o frete era absurdo. O que que eu pensei? Vou trazer e vou vender aqui”, relembrou.
Luiza Helena, empreendedora
Amanda Oliveira/g1
As lojas de conveniência da Coreia do Sul, conhecidas por oferecerem comidas rápidas para consumo no local, também conquistaram os brasileiros. Diversos vídeos de pessoas que visitaram esses estabelecimentos e compartilharam suas experiências viralizaram nas redes sociais. Inspirado por essa tendência, Vitor Hugo, gerente de uma conveniência em Porto Velho, decidiu importar produtos coreanos para a cidade, visando atrair o público dorameiro.
“Nosso objetivo principal sempre foi ter produtos diferenciados. Então, foi daí que surgiu a ideia de trazer esses produtos de outra nacionalidade, vendo o ‘boom’ dos doramas, nas redes sociais também e das conveniências coreanas, a gente resolveu trazer os produtos pra testar e teve uma adesão super bacana”, disse.
Vitor Hugo e Maria Helena
Edson Gabriel/Rede Amazônica
Para incentivar os empreendedores formais e informais a investirem em inovação, o Sebrae realiza ações voltadas para a alimentação. De acordo com Francineide Câmara, Analista Sebrae, o projeto tem como objetivo impulsionar a geração de renda.
“Nós temos ações voltadas também para essa área, que é participação em feiras. Você participa de cursos, palestras, tudo com a tendência de inovação, última tendência e a tecnologia para trazer de lá, você traz para o nosso município de Porto Velho. Isso agrega valor para o seu negócio e também a tendência sempre está melhorando a qualidade e a entrega do seu produto”, disse.
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