Após dois meses interditado, Calçadão da Gameleira é liberado para o Arraial Cultural em Rio Branco


Defesa Civil Municipal fez uma nova avaliação após as obras da Seop e liberou o espaço para a instalação do Arraial Cultural, que começa terça (27) e termina dia 2 de julho. Gameleira é liberada para a realização do Arraial Cultural, em Rio Branco
Interditado parcialmente desde o mês de abril, o Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, foi liberado pela Defesa Civil Municipal para a instalação da estrutura do Arraial Cultural. O evento junino começa na próxima terça-feira (27) e termina no dia 2 de julho.
LEIA TAMBÉM:
Grades de proteção são colocadas no Calçadão da Gameleira para evitar que moradores se aproximem do Rio Acre
Após vazante do Rio Acre, Calçadão da Gameleira apresenta erosão
O calçadão ficou encoberto pelas águas do Rio Acre durante a cheia deste ano. Com a vazante do rio, o solo da região começou a apresentar sinais de movimentação. Na época, a Defesa Civil informou que a fissura no local chegava a cerca de 30 metros.
Depois que o processo de erosão foi detectado, a Defesa Civil pediu a interdição parcial do trecho mais danificado pela enchente. Após o pedido, a Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop) iniciou uma obra para conter a erosão no calçadão.
Estrutura do Arraial Cultural está sendo montada na Gameleira
Reprodução/Rede Amazônica Acre
À Rede Amazônica Acre, o coordenador da Defesa Civil da capital acreana, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que o local foi avaliado antes de ser liberado para a festa junina.
“Foi feito um reparo em relação ao sedimento e movimentação de terra que existe no Calçadão da Gameleira. Houve um declive muito grande, uma movimentação de massa forte, justamente porque tivemos uma cheia muito forte, mas o governo do estado fiz um reparo e o risco em si ficou zero”, confirmou.
O coronel contou que a movimentação de massa ainda existe, contudo, é possível a realização do evento. “Por isso, nós com o governo do estado concordamos em fazer o arraial que é tradicional e feito pela Fundação Elias Mansou”, concluiu.
Calçadão da Gameleira foi invadido pelas águas do Rio Acre
Pedro Devani/ Secom
Arraial Cultural
A estrutura montada para o Arraial Cultural vai abrigar uma variedade de opções de entretenimento, com destaque para a Arena dos Folguedos, a Barraca das Tradições, a Casa da Farinha, o Quintal dos Quitutes e o Palco Saudade do Seringal, onde os artistas locais terão a oportunidade de se apresentar durante todos os dias da festa.
Conforme a organização, 20 bandas locais devem se apresentar. Os concursos de quadrilhas, considerados o ponto alto do Arraial Cultural, prometem encantar o público. Nesta edição, 12 quadrilhas, tanto da capital quanto do interior do estado, devem participar do evento.
Segundo a programação, no primeiro dia, vão ser escolhidas as categorias Casal Caipira, Casal Caipira Mirim e Rainha da Diversidade Caipira. A partir do segundo dia, começa a competição do concurso estadual de quadrilhas. O grupo vencedor vai representar o Acre em um festival nacional no Pará ainda neste ano.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.