Como ‘Ne Zha 2’ se tornou animação de maior bilheteria de todos os tempos


Filme se tornou quinta maior arrecadação da história, com US$ 1,8 bilhão só na China. Cena de ‘Ne Zha 2’
Divulgação
A animação chinesa “Ne Zha: Mo tong nao hai” (ou “Ne Zha 2”) se tornou a quinta maior bilheteria de todos os tempos ao bater mais de US$ 1,8 bilhão arrecadados só em seu país de origem — apenas o mais recente de uma série de recordes batidos pela produção.
O valor também marca a maior arrecadação em um único país da história do cinema mundial. Além disso, desde fevereiro o filme tem a maior bilheteria de uma animação, ao superar o US$ 1,7 bilhão de “Divertida mente 2” (2024).
Para chegar lá, a animação chinesa sobre um menino mítico com poderes mágicos despertou orgulho nacional e hostilidade contra os lançamentos rivais de Hollywood, como a última versão de “Capitão América”, segundo a agência de notícias Reuters.
O sucesso do filme no exterior ainda está para ser visto. Até o momento, de acordo com o site Box Office Mojo, “Ne Zha 2” arrecadou cerca de US$ 30 milhões fora da China, em apenas cinco outros mercados — entre eles, os Estados Unidos.
“Não importa se Ne Zha 2 pode sobreviver no exterior, mas ‘Capitão América 4’ deve morrer na China”, de acordo com uma publicação na rede social, referindo-se a “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, que estreou na China em fevereiro.
Um cinema no sudoeste do país chegou a dizer a uma mídia local apoiada pelo Estado que apoiaria “Ne Zha 2” ao não exibir o filme da Marvel.
Em um editorial de 16 de fevereiro, o tabloide nacionalista chinês “Global Times” escreveu que “Capitão América: Admirável Mundo Novo” estava fracassando na China porque o público chinês estava “perdendo a paciência com expressões estereotipadas que dependem de efeitos especiais e diálogos longos”.
Em contraste, “Ne Zha 2” se conectou com “valores contemporâneos da juventude” e teve “ressonância emocional de vários personagens”, escreveu o jornal.
O filme da Marvel faturou apenas 87,1 milhões de iuanes (US$ 11,2 milhões) durante sua semana de estreia na China, de acordo com a plataforma de venda de ingressos Maoyan, uma fração dos US$ 88 milhões do fim de semana de estreia nos EUA. No total, o filme conseguiu parcos US$ 14,3 milhões.
Já “Ne Zha 2” estreou no feriado do ano novo lunar chinês, época em que “muitas famílias fazem sua única visita anual ao cinema”, segundo o jornal “Guardian”. Em três dias após a estreia, conseguiu 1,1 bilhão de iuanes (US$ 152 milhões).
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