Ministro da eucaristia que tocou sino de igreja por mais de 60 anos morre em Cruzeiro do Sul


Seu Alberto, como era conhecido, foi responsável, por mais de meio século, por tocar o sino da Catedral de Nossa Senhora da Glória. Ele morreu nesta quinta-feira (22) aos 90 anos. Alberto Rodrigues de Brito morreu aos 90 anos nesta quinta-feira (22) em Cruzeiro do Sul
Vanísia Nery/g1/arquivo
Morreu nesta quinta-feira (22), aos 90 anos, o ministro da eucaristia Alberto Rodrigues de Brito, figura conhecida em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Seu Alberto, como era conhecido na cidade, foi responsável, por mais de meio século, por tocar o sino da Catedral de Nossa Senhora da Glória.
Ele começou o ofício quando tinha apenas 20 anos. Em 2014, o g1 contou a história do ministro da eucaristia. Na época, por causa da idade e de problemas de saúde, ele já tinha se aposentado do ofício.
Nascido em dia 15 de novembro de 1932, no Seringal Cruzeiro do Vale, Colocação Campo de Santana, em Porto Walter, também no interior, o ministro da eucaristia começou a tocar o sino da Catedral, quando o prédio ainda era construído em madeira, no alto do Morro da Glória.
Na segunda maior cidade do Acre, seu Alberto viu a Catedral ser reformada e ganhar traços da arquitetura alemã.
A causa da morte não foi divulgada. A Prefeitura e a Diocese de Cruzeiro do Sul divulgaram notas de pesar e lamentando a morte do idoso.
O corpo de seu Alberto é velado no salão paroquial da Catedral Nossa Senhora da Glória nesta quinta. A missa de corpo presente está marcada para às 14h na catedral e, logo após a santa missa, será feito o sepultamento na cripta do templo religioso.
O governador Gladson Cameli, que também é de Cruzeiro do Sul, usou as redes sociais para lamentar a morte do idoso. “Com muito tristeza, recebi a notícia do falecimento do Sr. Alberto Rodrigues Brito. Uma figura emblemática da minha querida Cruzeiro do Sul que, com fé e carinho ao próximo, foi uma referência pelo seu trabalho na comunidade. Além de ministro da eucaristia, sua história é de dedicação à Catedral Nossa Senhora da Glória. Durante anos, também tinha um função de tocar o sino da igreja, o que ficará na memória de todos. Sua história de vida fica marcada pela dedicação ao próximo, amor e fé em tudo que fazia. Meus sentimentos a todos irmãos de Cruzeiro do Sul, comunidade católica, familiares e amigos”, disse.
Seu Alberto também era pai de dois grandes artistas de Cruzeiro do Sul; Alberto Lôro, que morreu em 2019 vítima de um câncer, e de Alberan Moraes, que, inclusive, usou as redes sociais para se despedir do pai ao escrever: “Bateu sino seu Alberto foi rezar junto de Deus.Do Lôro,do Alberdan,da Glória e do Miramar.”
Nota de pesar da prefeitura:
É com sentimento de profundo pesar que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul comunica a passagem do sr. Alberto Rodrigues de Brito, aos 90 anos de idade, na manhã desta quinta, 22.
Ministro da Eucaristia desde 1950, Sr. Alberto foi um símbolo vivo de devoção à Deus, Jesus Cristo e à Nossa Senhora da Glória, que move muitos cruzeirenses. Esteve presente no lançamento da pedra fundamental da Catedral em maio de 1957 onde atuou como ajudante de pedreiro. Por mais de meio século foi o responsável por tocar o sino da catedral, conclamando os fiéis à missa.
Sr. Alberto Brito ainda legou à Cruzeiro do Sul e ao Juruá, dois filhos artistas: Alberto Loro e Alberan Moraes que tão bem retrataram a cidade e a região com suas músicas.
Neste momento de perda para todos os cruzeirenses, em nome da gestão municipal e de seus servidores, a prefeitura externa sua gratidão à pessoa de sr. Alberto Brito e se solidariza com os familiares e amigos mais próximos, permanecendo na fé e na confiança em Deus, Jesus Cristo e em Nossa Senhora da Glória, como tão bem exemplificou em vida.
Nota de falecimento da Diocese
A Diocese de Cruzeiro do Sul se solidaliza com a família de Alberto Rodrigues Brito pelo seu falecimento ocorrido na manhã desta quinta-feira, 22 de junho de 2023.
Neste momento de profunda dor e pesar, o povo de Deus da Diocese de Cruzeiro do Sul manifesta aos familiares e amigos as mais sinceras condolências pela partida.
Sua partida deixa um legado de carinho, amizade e um exemplo de fé e devoção. Senhor Alberto Brito deixará muitas saudades.
Que nosso senhor Jesus Cristo e nossa Senhora da Glória o acolham na morada eterna.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.