Quilombo Vivo: projeto debate mudanças climáticas em comunidades tradicionais do AP


Encontro ocorre neste sábado (29) na Vila do Carmo do Maruanum. Ideia é criar estratégias para elaboração de um plano de adaptação climática a partir da visão dos moradores.  Quilombo Vivo busca fortalecer a construção do Plano de Adaptação Climática Municipal
Neste sábado (29) ocorre o projeto Quilombo Vivo, na vila do Carmo do Maruanum, na zona rural de Macapá. A iniciativa busca debater junto às comunidades tradicionais do estado os impactos das mudanças climáticas e, a partir disso, traçar estratégias para a criação do Plano de Adaptação Climática Municipal.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O projeto, considerado pioneiro pelos organizados, tem como tema “as ferramentas de desenvolvimento comunitário e estratégias de incidência para adaptação climática”. O objetivo é aliar os debates à prática, por meio da oferta de formação nas comunidades. 
Os moradores devem realizar pesquisas, levantar dados para que, no fim do projeto, eles sirvam de base para a elaboração do plano. O encontro será na Escola Quilombola Estadual Professor Raimundo Pereira da Silva, a partir das 8h20. (veja serviço no final desta matéria).
Oficina projeto Quilombo Vivo
Utopia Negra/Divulgado
A prioridade, segundo o coordenador da iniciativa, Paulo Cardoso, é ter relatos baseados na vivência de quem sente os impactos das mudanças climáticas, como os extrativistas. 
“O objetivo do nosso projeto é ter um arcabouço de dados, informações e pesquisas técnicas para que a gente possa formular um plano de adaptação […] A gente sabe que quando falamos de clima, as populações mais vulneráveis são as negras, periféricas, quilombolas e extrativista, por isso, acreditamos que desenvolvendo esse projeto onde colocamos a comunidade no centro do debate não há nada que impeça que tenhamos bons objetivos” afirma Paulo.
A expectativa é que, na 2ª fase do projeto, os debates sejam ampliados para espaços públicos em Macapá.  “Disseminar essa experiência para outras regiões é um passo essencial para a construção de políticas públicas mais inclusivas e conectadas com a realidade dos territórios, garantindo justiça climática e social”, disse Paulo. 
Serviço:
Projeto Quilombo Vivo  
Data: Sábado (29) 
Hora: 8h20
Local: Escola Quilombola Estadual Professor Raimundo Pereira da Silva, na Vila do Carmo do Maruanum
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Bookmark the permalink.