Dupla frente fria? Especialista justifica temperaturas ‘dentro dos padrões do outono’ em SC

Uma dupla frente fria está prestes a mudar o tempo no Sul do Brasil a partir desta sexta-feira (28). O primeiro sistema avança pelo litoral catarinense, enquanto uma frente mais intensa chegará na segunda (31) pela Argentina, deixando as temperaturas mais baixas.

Frente fria derruba as temperaturas em Santa Catarina – Foto: Germano Rorato/ND

Esta é a transição definitiva para o outono, com o primeiro frio significativo do ano. A segunda frente fria deve causar quedas de até 10°C em algumas regiões até a próxima quarta-feira (3).

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a frente fria ocorre devido ao acoplamento entre uma perturbação dos níveis intermediários da atmosfera. “É uma combinação do fluxo de ar quente e úmido associado a um jato de baixos níveis que vem da amazônia e contribuem para o processamento de nuvens carregadas, trazendo trovoadas e temporais do Rio Grande do Sul para Santa Catarina”.

Dupla frente fria: fim de março será chuvoso e temperaturas começam a cair em abril

O meteorologista destaca que o clima mais ameno está dentro dos padrões da estação. “Já estamos no outono e esfriou no estado dois dias antes do início do outono”, explicou Scheuer, complementando.

Frente fria faz rebuliço no tempo em Santa Catarina – Foto: Germano Rorato/ND

Segundo ele, o tempo vai começar a esfriar mesmo a partir de abril. “Em abril é obrigatório esfriar porque está dentro da normalidade. Estamos com neutralidade do La Niña no pacífico equatorial, que não é nem La Niña e nem El Niño”, explica.

“Logicamente que há resfriamento com uma neutralidade no pacífico, mas estamos com viés La Niña ainda. Por isso estamos com uma estiagem no Oeste catarinense”, afirma Piter Scheuer.

Piter destaca que em abril, já começa a ter mais chuvas e temporais com as chegadas de duas frentes frias. “Uma está prevista para o dia 30 de março e outra para o dia 3 de abril. Com isso, começa a ter chuvas mais frequentes e, vagarosamente, a temperatura começa a diminuir.

Porém, Scheuer destaca que ainda haverá períodos de calor. “Então até entrar o outono climático, há uma briga entre o calor do verão e o frio querendo entrar. Porém, frio rígido mesmo só no inverno” finalizou.

pessoas agasalhadas ilustram a matéria: Dupla frente fria: fim de março será chuvoso e temperaturas começam a cair em abril

Dupla frente fria: fim de março será chuvoso e temperaturas começam a cair em abril – Foto: Germano Rorato/ND

Como fica o tempo nos próximos dias em SC

Em Santa Catarina, a primeira frente fria trará condições de chuvas já pela madrugada desta sexta (28), o litoral catarinense terá chuva pela manhã e temporais com raios e rajadas de vento à tarde. Pela tarde, as temperaturas devem se manter altas no Oeste do estado, Vale do Itajaí e regiões litorâneas, chegando a 32°C.

O sábado (29) terá tempo mais estável, mas com risco de tempestades isoladas no Meio-Oeste. Pela manhã, as temperaturas serão mais amenas no Oeste e nos Planaltos, variando entre 13 e 20°C. No litoral, variam entre 22 e 25°C, podendo chegar a 32°C no estado à tarde.

No domingo (30), o calor volta com máximas de 32°C no Oeste. O contraste brutal ocorre quando a segunda frente fria chegar. Na segunda (31), os temporais retornam com força no Grande Oeste.

Os principais riscos incluem:

  • Rajadas de vento acima de 60 km/h
  • Alagamentos em áreas urbanas
  • Queda de árvores e danos à rede elétrica

As temperaturas variarão entre 13°C e 32°C. A Defesa Civil recomenda atenção às atualizações meteorológicas até a passagem completa da dupla frente fria na próxima semana.

Bookmark the permalink.