No Vietnã, Lula diz que é preciso evitar ‘nova divisão do globo em zonas de influência’

Presidente cumpre agenda na capital Hanói após visita ao Japão. Lula defende o ‘não alinhamento’ às potências em um momento de disputa geopolítica entre EUA e China. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (28), no Vietnã, que a América Latina e o Sudeste Asiático devem trabalhar para “evitar uma nova divisão” do planeta em “zonas de influência”.
Lula fez a declaração ao lado do presidente do Vietnã, Luong Cuong. O líder brasileiro cumpre agenda em Hanói após concluir sua viagem ao Japão, onde teve encontros com o imperador Naruhito, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e empresários.
O roteiro pela Ásia foi planejado para ampliar parcerias de negócios e reduzir a dependência de China e Estados Unidos, primeiro e segundo parceiros comerciais do Brasil. Os dois países travam atualmente uma guerra tarifária e de relevância geopolítica global.
A disputa entre China e Estados Unidos, exacerbada com as medidas adotadas por Donald Trump, e a guerra entre Rússia e Ucrânia aumentaram o receio de especialistas do risco da divisão global em novas zonas de influência.
Em seu discurso no Vietnã, Lula relembrou a Guerra Fria (1947-1991), período no qual Estados Unidos e União Soviética foram as duas superpotências que influenciaram países ao seu redor e em outras regiões do planeta.
“Como expoentes da construção de uma ordem multipolar, a América Latina e o Sudeste Asiático devem evitar uma nova divisão do globo em zonas de influência. Ainda que de forma distintas, Vietnã e Brasil sofreram os efeitos da guerra fria e sabem que o melhor caminho é o do não-alinhamento”, disse Lula.
Dividido no século passado entre Vietnã do Norte e do Sul, o país asiático foi palco da Guerra do Vietnã, na qual os Estados Unidos enviaram tropas para apoiar os sulistas contra os nortistas alinhados aos soviéticos.
O conflito foi encerrado em 1975, com a vitória dos comunistas e a unificação do país.
Já os Estados Unidos apoiaram o golpe militar de 1964 no Brasil e as ditaduras de outros países da América Latina para assegurar sua influência na região.
Lula chegou ao Vietnã na quinta pra visita oficial
Bookmark the permalink.