Crise climática faz cerejeiras atingirem pico de floração mais cedo que o normal no hemisfério norte


Aquecimento global acelera o início do aparecimento das flores, conhecidas como sakuras. Cerejeiras atingem pico de floração em Washington mais cedo pelo 6° ano seguido
O aquecimento global tem antecipado a floração das cerejeiras no hemisfério Norte — em Washington, nos Estados Unidos, o fenômeno foi registrado mais uma vez, pelo sexto ano consecutivo. O pico de floração das famosas árvores na capital americana ocorreu nesta sexta-feira (28), vários dias antes da média histórica.
O Serviço Nacional de Parques anunciou a fase máxima da floração por meio de uma publicação na rede social X. “Foram necessários mais um nascer do sol e temperaturas mais altas, mas chegamos. Venha aproveitar o esplêndido espetáculo da primavera”, informou o post.
Em Tóquio, no Japão, as “sakuras” também apareceram com mais de uma semana de antecedência da previsão inicial: em 13 de março.
Flores de cerejeira atingem pico de floração em Washington mais cedo que o normal pelo 6° ano seguido
reprodução das redes sociais do Serviço Nacional de Parques – National Mall NPS
🍒Quando as cerejeiras mais florescem? O pico da floração ocorre quando 70% das flores estão abertas. Este ano, os brotos passaram pelas seis fases do ciclo de desenvolvimento em apenas 17 dias, uma das taxas mais altas das últimas duas décadas. A duração do auge da floração depende do clima: temperaturas frias tendem a preservá-las, enquanto calor excessivo, vento e chuva podem reduzir o período de contemplação.
A antecipação da floração das cerejeiras é um dos efeitos do aquecimento global causado pelo homem, que tem acelerado o início da primavera em diversas regiões.
Bookmark the permalink.