Motorista de ônibus do interior de SP desenvolve sistema sonoro para passageiros com deficiência visual


Tecnologia usou programa que integra GPS, paradas e alto-falantes para atualizar passageiros por áudio. Ideia surgiu após condutor de Campinas (SP) perceber necessidade do público. Motorista de ônibus desenvolve sistema para ajudar passageiros com deficiência visual
O motorista Marcos Fernando, que integra a linha 135 (Jardim Filadélfia) há mais de 15 anos, desenvolveu um sistema sonoro que anuncia a próxima parada do ônibus para pessoas com deficiência visual em Campinas (SP).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A medida visou garantir mais autonomia e segurança no transporte para esse público e foi implementada em um segundo veículo da mesma linha nesta semana.
Alerta sonoro 🔊
🔈A ideia surgiu em 2024, quando o motorista presenciou uma mãe ensinar as paradas para a filha com deficiência visual. Ela usava como referência as lombadas e curvas feitas pelo ônibus.
Sensibilizado com a situação, ele decidiu entender melhor o funcionamento do equipamento de som já existente no veículo e integrá-lo ao novo sistema.
“Levei essa ideia adiante procurando um desenvolvedor de sistema. Ele foi me passando o passo a passo. Me mandou o software, eu tive que baixar e fazer toda a configuração, cadastrar todos os pontos, hoje são cerca de 55 pontos cadastrados, e colocar o sistema para funcionar”, explicou o motorista em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
Motorista Marcos Fernando dentro do ônibus que desenvolveu alerta sonoro para ajudar passageiros com deficiência visual em Campinas
Reprodução/EPTV
Mais inclusão 🤝
O dispositivo está em funcionamento há sete meses e foi bem recebido pelos passageiros, especialmente por quem depende do transporte público para realizar atividades do dia a dia.
Lucas Carvalho, atleta paralímpico e nadador, tem baixa visão e utiliza a linha há cerca de seis meses. Ele afirma que o sistema trouxe mais autonomia ao seu trajeto.
“Impactou de uma forma positiva, porque esse dispositivo sonoro me dá mais autonomia de exercer o meu direito de ir e vir, com equidade com as demais pessoas”, comenta o atleta Lucas Carvalho.
Lucas, atleta paralímpico e nadador, tem baixa visão e utiliza a linha de ônibus em Campinas há cerca de seis meses.
Reprodução/EPTV
O nadador pega o ônibus no ponto em frente à Prefeitura de Campinas e desce na Avenida João Jorge, onde faz a conexão com a linha 412 para seguir até o treino. Para ele, o sistema sonoro representa não apenas uma facilidade, mas também um sinal de inclusão no transporte público.
“O ideal seria ter [o sistema] em todas as linhas de ônibus, esse dispositivo sonoro nos daria mais autonomia e inclusão”, diz Lucas.
Mas como funciona o sistema? 🤔
A tecnologia funciona com auxílio do sistema de GPS, que navega por meio de satélite e fornece informações sobre a localização em tempo real. Com isso, um alerta sonoro é emitido por meio de seis autofalantes espalhados no teto do ônibus. Ele informa qual será a próximo ponto de desembarque a cada parada do veículo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Bookmark the permalink.