Lula termina viagem à Ásia com fechamento de acordos comerciais no Vietnã


Primeiro-ministro vietnamita oficializou que o país vai retomar a importação de carne bovina brasileira durante encontro com o presidente brasileiro neste sábado (29). Lula termina viagem à Ásia com fechamento de acordos comerciais no Vietnã.
Reprodução/Jornal Nacional
O presidente Lula terminou a viagem de uma semana pela Ásia fechando acordos comerciais no Vietnã.
Neste sábado (29) pela manhã, o presidente Lula visitou o Museu de História Militar do Vietnã. Logo depois, o presidente Lula e o primeiro-ministro vietnamita participaram do encerramento de um Fórum Empresarial, em um hotel em Hanói.
Nesse encontro, Pham Minh Chinh oficializou que o país vai retomar a importação de carne bovina brasileira. O presidente Lula disse que essa iniciativa é o primeiro passo para que as trocas comerciais entre os países alcancem US$ 15 bilhões até 2030. Lula também falou sobre as negociações para a venda de aviões da Embraer ao Vietnã. Esse acordo ainda não foi assinado.
Antes de encerrar a viagem, o presidente brasileiro participou de uma coletiva de imprensa. Lula voltou a criticar o presidente americano, Donald Trump, pela guerra tarifária. Disse que o Brasil ainda vai negociar com os Estados Unidos antes de recorrer à Organização Mundial do Comércio ou impor tarifas de volta.
Ao ser perguntado sobre as negociações para um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, Lula elogiou o presidente americano:
“Eu poderia ser radical contra o Trump, mas na medida em que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que, nesse aspecto, o Trump está no caminho certo. A conversa para ter paz é colocar Putin e Zelensky em torno de uma mesa, com quem eles convidarem para participar. E parar de atirar e começar a plantar comida e discutir paz”.
LEIA TAMBÉM
Vietnã vai reabrir mercado para carne bovina brasileira após quase 10 anos
Em última agenda na Ásia, Lula volta a comentar ‘anistia’ de Bolsonaro: ‘ele não está querendo se defender’
Bookmark the permalink.