Galeão registra maior volume de chegada de estrangeiros nos dois primeiros meses do ano em 48 anos


O fluxo em janeiro e fevereiro é o maior da história para estes meses desde 1977. Os dados condizem com o registro de mais de 500 mil visitantes desde o começo do ano no estado. Fila no Aeroporto Internacional Tom Jobim
Reprodução/ TV Globo
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, registrou a chegada de mais de 473 mil visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses do ano. O dado é da RIOgaleão, responsável pela administração do local, afirma que é o maior volume da história para estes meses desde 1977.
De acordo com a RIOgaleão, foram 223.613 visitantes em janeiro e 249.713 pessoas em fevereiro, somando 473.326 turistas. Os dados não incluem totalmente as chegadas para o carnaval, que aconteceu em março.
Outro levantamento com informações de entrada da Polícia Federal e divulgado pelo poder estadual indica que, no total, 500 mil visitantes estiveram no Rio desde o começo do ano.
Para Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, o aumento se deve ao trabalho de promoção internacional, a desvalorização do real e o processo de revitalização do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Ele destaca o trabalho de captação de novos voos.
“A RIOgaleão, em conjunto com a gente com outros entes de turismo, tem feito muitas ações para captar novas companhias aéreas e novos voos aqui para o Rio de Janeiro”, disse Tutuca.
Estande da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro para o G20 no Aeroporto Internacional Tom Jobim
Cristina Boeckel/ g1
Daniela Maia, secretária municipal de Turismo, destaca a importância do aeroporto por facilitar a chegada à capital fluminense.
“A gente tem informações de todos os setores do turismo, como equipamentos turísticos, como os bares e restaurantes, que vem conversando com a gente. Então, realmente, o número de turistas estrangeiros cresceu muito. E acho que vem crescendo e a gente tem uma coisa que é: o turista que vem para cá quer voltar. Ele fala que ele quer voltar”, ressaltou Daniela.
Além dos dados obtidos pelos órgãos federais de entrada, a Prefeitura do Rio de Janeiro também trabalha com outro sistema, que utiliza geolocalização de telefones celulares, para obter dados mais precisos sobre a permanência dos turistas estrangeiros.
O Aeroporto do Galeão passa pelo processo de ganhar novos voos desde 2023, em um projeto de maior aproveitamento do terminal e redução do fluxo do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.
Visitantes no país
Vista aérea do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
TV Globo/Reprodução
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil registrou em 2024 a entrada de 6.621.795 turistas estrangeiros. Segundo os dados do governo federal, o número é o maior já registrado para o período de um ano, o que representa um novo recorde na série histórica, iniciada em 1970.
O dado mostra a manutenção da tendência de crescimento no número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil anualmente desde o fim da pandemia.
Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões. O número de 2024 supera o de 2016, quando o Rio de Janeiro recebeu as Olimpíadas.
Os dois secretários projetam crescimento na chegada de turistas no Rio de Janeiro. O poder estadual espera um crescimento de 20%, com a chegada de 1,8 milhão de turistas estrangeiros.
“Esse crescimento dos dois primeiros meses com o 50% comparado ao ano anterior, a gente tem a perspectiva que, se mantiver o crescimento nessa linha, a gente vá passar de 2 milhões de turistas internacionais. Então, a gente acredita que a meta que a gente colocou no ano do nosso planejamento, que é passar de 1,8 milhão de turistas, vá ser alcançado com uma certa facilidade”, afirmou Gustavo Tutuca.
No âmbito municipal, a secretaria de Turismo espera um crescimento de pelo menos 15%.
“Eu até acredito que teremos mais. Acho que o Rio de Janeiro está na moda. Tem muita coisa acontecendo e este é um ano muito bom para nós. A gente vem colocando o Rio de Janeiro em um cenário internacional como grandes eventos. A nossa imagem tem ido para o mundo inteiro, então tem criado um desejo, então a gente colocou como objetivo 15% de crescimento do turista estrangeiro”, disse Daniela Maia.
Bookmark the permalink.