O jeito certo de armazenar cebola e alho para durarem mais tempo

Como armazenar cebola e alho

Saber como armazenar cebola e alho corretamente pode fazer toda a diferença na durabilidade desses alimentos na sua casa – Foto: Freepik/ND

Com o armazenamento incorreto, é comum que alimentos mais sensíveis se deteriorarem com o tempo. Mas há uma forma de armazenar cebola e alho para que durem meses e evitar desperdício, preservando suas qualidades e economizando.

Como armazenar cebola e alho

A Casbri, uma empresa de distribuição de alimentos, ressalta que a refrigeração não é a melhor opção para armazenar cebola e alho, pois a baixa temperatura pode acelerar o processo de deterioração desses alimentos.

Armazenando Cebolas

Cebolas em uma tábua

Armazenar cebola em locais secos e ventilados, longe da luz direta, é a melhor maneira de garantir que ela se conserve por mais tempo e sem perder suas qualidades Se você quer evitar o desperdício, aprenda a armazenar cebola e alho de maneira adequada- Foto: Reprodução/ND

Para garantir que uma cebola inteira, sem a remoção da casca, dure mais tempo, o ideal é armazená-la em locais secos e ventilados, longe da luz direta, como uma despensa ou armário. Nesses lugares, ela pode durar cerca de uma semana.

Já, se for picada, guarde-a em um recipiente fechado na geladeira por até dois dias. Mas, se precisar dela por mais dias, você pode picá-la ainda mais, cobri-la com azeite e sal e armazená-la na geladeira por até cinco dias.

Outra opção é congelá-las em rodelas, assim elas duram cerca de 3 meses. A Casbri recomenda secar bem as rodelas antes de congelar e usá-las em preparações quentes, pois a textura pode mudar ao descongelar.

Armazenando Alho

Alhos em uma tábua

Para armazenar alho corretamente e evitar o desperdício, o ideal é manter as cabeças inteiras em locais secos e ventilados – Foto: Freepik/ND

Assim como a cebola, o alho também deve ser armazenado em locais secos, arejados e longe da luz. Mantenha as cabeças de alho inteiras e só descasque os dentes que vai usar, assim o alho pode durar um mês.

A empresa de distribuição de alimentos recomenda evitar recipientes fechados, pois podem gerar mofo ou brotos. Agora, se você já descascou o alho, pode guardá-lo na geladeira imerso em óleo ou azeite, mas essa prática reduz um pouco sua vida útil, podendo durar até uma semana na geladeira.

Outra opção é congelar os dentes de alho picados e usá-los diretamente nas receitas, sem precisar descongelar. Dessa forma, eles duram até 6 meses.

Se você quer evitar o desperdício, aprenda a armazenar cebola e alho de maneira adequada – Foto: Freepik/ND

Implemente essas práticas para armazenar cebola e alho e diminua o desperdício de alimentos em sua casa.

Bookmark the permalink.