Zoológico de Brasília: após invasão de recinto dos elefantes, relembre outros sete incidentes no local


Um outro homem invadiu serpentário em 2019. Animais como lobo-guará, serpente e onça sumiram; dois foram encontrados. Homem invade arena de elefante no Zoológico de Brasília.
Em mais de 100 hectares, o Zoológico de Brasília abriga diversas espécies de animais, mas, na terça-feira (25), houve um incidente em que um homem, de 25 anos, invadiu o recinto dos elefantes para fazer um vídeo e postar nas redes sociais (veja vídeo acima). O suspeito foi indiciado por maus-tratos, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Com 67 anos de existência, o zoo teve incidentes que marcaram sua história, como o de um outro homem que invadiu o serpentário, além do sumiço de três animais (saiba mais abaixo).
Ao g1, o Zoológico disse que a única fuga foi de uma onça-parda, em 2022. Além disso, a administração afirma que não há outros registros de invasores nos recintos dos animais (veja nota completa abaixo).
🔎 O Zoológico de Brasília foi inaugurado em 6 de dezembro de 1957, três anos antes da fundação de Brasília, em 21 de abril de 1960. A ideia era dar uma nova opção de lazer aos pioneiros que trabalhavam na construção de Brasília.
Morte de cuidador
Em 2003, a tigresa Hanny conseguiu sair da jaula e matou um funcionário. Um dos portões de segurança estava destrancado, e o animal atacou o tratador.
Edson Nunes, de 29 anos, alimentava o animal há três anos. Ele sofreu cortes profundos nas costas e na região do pescoço e morreu no local.
Serpente desaparecida
Zoológico reencontra cobra Eli, que havia sumido no ano passado
Após quatro meses de buscas, uma serpente píton-indiana, que sumiu em setembro de 2019, foi encontrada. Ela estava em uma área aberta do Zoológico de Brasília, perto do setor de manutenção.
A cobra sumiu enquanto passava em um tratamento no hospital veterinário do zoo. Ela foi localizada por meio de um microship implantado no animal.
Fuga de lobo-guará
Lobo-Guará se escondeu em residência na QI 23 no Lago Sul.
Polícia Ambiental/Divulgação
Um lobo-guará fugiu do Zoológico de Brasília em 2019. Ferido, o animal havia sido resgatado no Lago Sul, quando procurou refúgio em uma casa (veja vídeo acima).
A Polícia Militar Ambiental, responsável pelo resgate, levou o animal para o hospital veterinário do zoo, para que recebesse atendimento. Após alguns dias, os funcionários perceberam que ele tinha desaparecido.
Servidor público falso acessa serpentário
Um homem de 44 anos foi detido após fingir ser um servidor do governo do Distrito Federal para acessar o serpentário – espaço onde ficam cobras – do Zoológico de Brasília. O caso foi em 2021.
O suspeito, que estava acompanhado de um outro homem, canadense, conseguiu entrar no espaço e chegou a tirar fotos e fazer vídeos. No entanto, acabou detido depois que funcionários descobriram que ele não era servidor público.
Onça foge do recinto
Onça Loki fugiu de recinto no Zoológico de Brasília
Instagram/Reprodução
Em 2022, uma onça suçuarana fugiu do recinto no Zoológico de Brasília (veja foto acima). Os funcionários retiraram do local 19 visitantes às pressas, e o zoo ficou fechado por um dia.
Segundo a Polícia Militar, a onça escapou depois de escalar um fosso de sete metros de altura. O animal foi capturado após algumas horas pelos funcionários do zoo e pela Polícia Militar Ambiental.
Onça escala recinto
Onça escala pilastra de recinto no Zoológico de Brasília.
Uma onça-pintada escalou, em 2023, o recinto onde ficava e ficou frente a frente com os visitantes. Animais e pessoas ficaram separados apenas por grades de contenção (veja vídeo acima).
No vídeo, a onça se aproximou, olhando para cima, onde o público fazia vídeos e fotos do animal. Ela escalou, com apenas três movimentos, uma pilastra localizada abaixo de um ponto onde os visitantes ficam. 🐆
Desocupação do zoo pela PMDF
Ao ser avistado por policiais militares, um foragido entrou naa área de mata próxima ao Zoológico de Brasília, em janeiro deste ano. Por conta da situação, o zoo foi esvaziado às pressas.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o homem, que estava preso, escapou durante uma transferência. O homem, de 37 anos, segue foragido.
O que diz o Zoológico de Brasília
“Em relação a fugas de animais, o caso da onça-parda, em 2022, foi o único registrado no Zoo de Brasília. À época, cerca de 20 visitantes precisaram evacuar o parque e onça foi resgatada em segurança.
Também não temos outros registros de invasores nos recintos. O caso desta terça-feira (25) é um caso isolado e o homem já foi indiciado por maus-tratos pela Polícia Civil do DF.”
LEIA TAMBÉM:
MAUS-TRATOS: homem que invadiu recinto de elefante no Zoo de Brasília é indiciado por maus-tratos
VÍDEO: onça-pintada escala parede de recinto do Zoológico de Brasília e fica frente a frente com visitantes
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Bookmark the permalink.