Andar 160 minutos por dia aumenta a expectativa de vida em 6 anos

Mulher caminhando para aumentar expectativa de vida

Caminhar diariamente por ao menos 160 minutos aumenta expectativa de vida – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Que exercício físico e dieta balanceada faz bem para a saúde física e mental não é novidade. No entanto, uma pesquisa descobriu que uma simples caminhada de 160 minutos pode aumentar a expectativa de vida em seis anos.

Caminhar mais pode aumentar a expectativa de vida

Os pesquisadores usaram informações da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, realizada entre 2003 e 2006 nos Estados Unidos, na qual um pedômetro mediu a atividade física de pessoas com 40 anos ou mais.

Depois, compararam esses dados com registros de óbitos de 2017 do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde.

Os resultados, publicados no British Journal of Sports Medicine, mostraram que quem caminhava mais e em um ritmo mais acelerado tendia a viver mais.

Mulher caminhando

Pessoas que andavam cerca de 160 minutos por dia a uma velocidade de 4,8 km/h tiveram um aumento na expectativa de vida em seis anos – Foto: Reprodução/ND

Pessoas que andavam cerca de 160 minutos por dia a uma velocidade de 4,8 km/h tiveram um aumento na expectativa de vida de 78,6 para quase 84 anos.

O impacto foi ainda maior entre os menos ativos: para eles, cada hora adicional de caminhada poderia acrescentar até 6,3 horas à expectativa de vida.

Benefícios para o corpo e a mente

Ser mais ativo no dia a dia traz inúmeros benefícios para a saúde. O exercício fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea e protege o coração.

De acordo com o Instituto Robert Koch, da Alemanha, ele também reduz o risco de doenças cardiovasculares e fortalece ossos e articulações.

Além disso, a prática regular de atividades físicas tem um impacto positivo na saúde mental. O exercício estimula a liberação de hormônios do bem-estar, como a endorfina, e reduz os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

Homem caminhando

Caminhar diminuir o risco de desenvolver depressão – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Desta forma, pessoas ativas apresentam menor risco de desenvolver ansiedade e depressão.

Nunca é tarde para começar

Mesmo para quem nunca foi muito ligado em esportes, iniciar uma rotina de exercícios na terceira idade pode ser extremamente benéfico.

Atividades como caminhada, corrida e ciclismo ajudam a manter a circulação saudável, acelerar o metabolismo e prevenir doenças como diabetes e demência.

Exercícios de baixo impacto, como a natação, também são ideais, pois fortalecem os músculos sem sobrecarregar as articulações.

Bookmark the permalink.