EUA promete manter dissuasão ‘sólida e confiável’ no Estreito de Taiwan

O ministro da Defesa japonês, Gen Nakatani (E), e o secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, revisam a guarda de honra em Tóquio, em 30 de março de 2025Kiyoshi Ota

Kiyoshi Ota

Os Estados Unidos manterão uma dissuasão “sólida e confiável” na região Ásia-Pacífico, incluindo o Estreito de Taiwan, disse o secretário de Defesa americano neste domingo (30) em Tóquio.

“Os Estados Unidos estão comprometidos em manter uma dissuasão sólida, preparada e confiável no Indo-Pacífico, incluindo o Estreito de Taiwan”, disse Pete Hegseth após se reunir com seu homólogo japonês, Gen Nakatani, em Tóquio.

“Discutimos a situação crítica e urgente de segurança em torno do Japão”, disse aos repórteres.

“O Japão estará na linha de frente em qualquer eventualidade no Pacífico Ocidental, e somos solidários”, acrescentou o chefe do Pentágono.

Pequim intensificou sua pressão militar em torno de Taiwan nos últimos anos, com ataques aéreos quase diários.

A China considera esta ilha, governada de forma autônoma, como parte de seu território e não descarta tomar seu controle pela força.

Taiwan conta com a proteção dos Estados Unidos, seu principal fornecedor de armas.

“Os Estados Unidos não podem se retirar [da região] porque é do seu interesse principal. Se Taiwan caísse e fosse tomada pelo Partido Comunista Chinês, qual seria a situação do Japão e das Filipinas?”, disse este mês o ministro da Defesa de Taiwan, Wellington Koo.

O Japão também continua dependente dos Estados Unidos para sua segurança, com 54.000 militares americanos estacionados no arquipélago, principalmente em Okinawa.

Bookmark the permalink.