Mistério ancestral: São Vicente é incluída nos estudos sobre o Caminho do Peabiru; entenda


Caminho do Peabiru é uma antiga rede de trilhas usadas por povos indígenas antes da chegada dos europeus. Essa rede ancestral conectava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando territórios que hoje pertencem ao Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru São Vicente entra em rota de estudos do Caminho do Peabiru, antiga rede de trilhas usada pelos indígenas; entenda
Prefeitura de São Vicente
A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, agora faz parte da rota de estudos do Instituto Dakila Pesquisas, que investiga os mistérios do Caminho do Peabiru, uma antiga rede de trilhas usadas por povos indígenas antes da chegada dos europeus.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Essa rede ancestral conectava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando territórios que hoje pertencem ao Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. Em território nacional, São Vicente se junta a cidades como Florianópolis (SC), Paranaguá (PR) e Cananéia (SP) na preservação de vestígios dessa rede histórica.
O estudo visa entender a influência dessa rota na formação das civilizações que habitaram a América do Sul. Além de ser uma via de comércio e deslocamento, o Caminho do Peabiru também tinha grande importância para rituais religiosos e a expansão territorial dos povos pré-colombianos.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, o projeto impulsiona tanto o cenário arqueológico quanto o turismo local.
“Essa pesquisa representa uma oportunidade para um estudo aprofundado das raízes históricas de São Vicente, que são um reflexo da história do Brasil. Além disso, o projeto fortalece o turismo local, criando uma nova oferta ligada à Rota do Peabiru que evidencia o potencial histórico da cidade”, disse a secretária de Turismo, Juliana Santana.
Veja mais notícias sobre São Vicente:
Escola em São Vicente, SP, ganha biblioteca lúdica
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Bookmark the permalink.