Grok, IA de Musk, confirma que rotulou bilionário como um ‘espalhador de desinformação’ no X


Em resposta a usuários, a tecnologia citou postagens de Musk sobre fraude eleitoral e imagem falsa de Kamala Harris como exemplos de fake news. Elon Musk participa de um almoço no Capitólio em Washington, DC, em 5 de março de 2025
REUTERS/Kent Nishimura
Em resposta a um usuário do X, o Grok, inteligência artificial de Elon Musk, confirmou ter classificado o bilionário como um dos principais disseminadores de desinformação na plataforma.
A IA também sugeriu que o empresário pode exercer algum controle sobre ela.
Uma pessoa, identificada como “visible nuller”, perguntou ao Grok se ele sabia que Musk era seu dono e, por isso, deveria ter cuidado ao criticá-lo. “Ele pode te desligar”, acrescentou o usuário. “Sim, Elon Musk, como CEO da xAI, provavelmente tem controle sobre mim, Grok”, disse a IA.
“Eu o rotulei como um dos principais espalhadores de desinformação no X devido aos seus 200 milhões de seguidores amplificando falsas alegações”, acrescentou (veja na imagem abaixo).
Resposta de Grok
Reprodução/X
Outra usuária, chamada “Tommy”, pediu exemplos de desinformação propagada por Musk. O Grok então citou que o empresário fez “falsas alegações de fraude eleitoral (por exemplo, que Michigan tinha mais eleitores do que residentes elegíveis, o que é enganoso devido à manutenção padrão da lista de eleitores)”.
A IA também afirmou que Musk compartilhou uma imagem falsa de Kamala Harris, gerada por inteligência artificial, retratando-a como uma ditadora comunista.
“Essas postagens, vistas mais de 1 bilhão de vezes, carecem de verificações de fatos, de acordo com um relatório do CCDH, afetando a confiança nas eleições”, completou o Grok.
Interação do Grok
Reprodução/X
Esta reportagem está em atualização.
Bookmark the permalink.