Cobra que mais pica pessoas no Brasil ‘visita’ empresa em Blumenau

Uma jararaca (gênero Bothrops), cobra que mais pica pessoas no Brasil, foi encontrada em uma empresa, nesta segunda-feira (31), em Blumenau. O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para a captura do animal.

A imagem mostra uma jararaca (gênero Bothrops), cobra que mais pica pessoas no Brasil

A jararaca, cobra que mais pica pessoas no Brasil, foi avistada no gramado da empresa – Foto: Instituto Butantan/Reprodução ND

Segundo os bombeiros, a cobra tinha aproximadamente 30 cm e estava no gramado em frente a empresa. A jararaca foi capturada e levada para o seu habitat natural.

Vale lembrar que, de acordo com o Instituto Butantan, a maior parte dos acidentes envolvendo serpentes no Brasil incluem a jararaca.

Caninana também mobilizou bombeiros

Ainda em Blumenau, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para a captura de uma serpente da espécie Caninana, com 15 cm de comprimento, que estava na cozinha de uma casa. A equipe realizou a captura com segurança e, em seguida, devolveu o animal para uma área de mata.

O que fazer ao encontrar uma jararaca, cobra que mais pica pessoas no Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar alerta para o aumento de ocorrências relacionadas a jararaca, cobra altamente venenosa, e outros animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e lacraias.

Entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro de 2025, foram registrados 203 casos de busca e captura desses animais em todo o estado. O número é 54,54% maior em relação aos meses de inverno, de junho a setembro de 2024, quando 85 ocorrências foram atendidas.

A imagem mostra uma jararaca (gênero Bothrops), cobra que mais pica pessoas no Brasil

Jararaca, cobra altamente venenosa, que foi encontrada em Blumenau – Foto: National Geographic/Reprodução ND

Segundo os bombeiros, isso se explica pelo fato dos animais saírem com mais frequência de seus esconderijos para buscar alimento.

Como evitar acidentes com a jararaca

  • Usar botas de cano alto ou botinas com perneiras ao circular por áreas de vegetação densa, como matas, campos e praias;
  • Evitar colocar as mãos em buracos, pilhas de folhas secas ou entulhos, pois podem servir de esconderijo para esses animais;
  • Manter o quintal limpo, eliminando acúmulo de lixo, entulhos e lenha, que podem atrair roedores e, consequentemente, serpentes;
  • Estar atento ao fazer trilhas ou trabalhar em áreas abertas com vegetação alta.

O que fazer em caso de picada por animal peçonhento?

  • Lavar o local da picada com água e sabão;
  • Evitar movimentação excessiva para não espalhar o veneno pelo corpo;
  • Remover anéis, pulseiras ou outros itens que possam dificultar a circulação em caso de inchaço;
  • Não fazer torniquete, cortes ou aplicar substâncias no local da picada;
  • Acionar imediatamente o serviço de emergência pelos telefones 193 ou 192;
  • Se possível, tirar uma foto do animal para facilitar a identificação e o tratamento adequado.
Bookmark the permalink.