Alto Tietê registra aumento de estupro de vulnerável e furtos de veículos em fevereiro; roubos têm queda


Dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (31). No último mês, oito cidades da região registraram casos de estupro de vulnerável. Fachada do 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes; DP; Delegacia
Alessandro Batata/TV Diário
Os casos de estupro de vulnerável, furtos de veículos e furtos foram os crimes que apresentaram alta em fevereiro deste ano no Alto Tietê, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (31). Por outro lado, estupros, roubos e roubos de veículos apresentaram queda.
Os casos de estupro de vulnerável passaram de 17 em fevereiro de 2024 para 46 no mesmo período deste ano, um aumento de 170,5%. Arujá, Biritiba-Mirim, Poá e Salesópolis tiveram um caso cada. Ferraz de Vasconcelos registrou dois casos. Já Itaquaquecetuba e Suzano foram sete. Em Mogi das Cruzes, 26 casos foram registrados.
Esse crime acontece quando há relação sexual com menores de 14 anos; ou quando a vítima não consegue consentir o ato por doença física ou deficiência mental; ou quando a vítima não pode oferecer resistência.
Por outro lado, a quantidade de estupros diminuiu. Em 2024, foram registrados 28, em fevereiro deste ano foram cinco. Um total de 82,1% a menos.
Já os casos de homicídios se mantiveram iguais. No ano passado, foram sete, mesmo número de fevereiro de 2025. Em Ferraz de Vasconcelos e em Poá, um caso foi registrado. Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes tiveram dois homicídios cada.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Além disso, a região registrou 1.119 furtos em geral, contra 1.087, no ano passado (aumento de 2,9%).
Em relação aos furtos de veículos, também tiveram um aumento na comparação com o segundo mês de 2024. Neste ano, registraram alta de 4,1%. Em 2024, foram 241 e em 2025 foram 251.
O número do total de roubos, assim como em 2024, também teve queda: foram 553 registros no ano passado e 434 neste ano. Uma diminuição de 21,5%. Em relação aos roubos de veículos, os casos passaram de 157 para 144.
Crimes contra patrimônio e estupro aumentam no Alto Tietê
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Bookmark the permalink.