Temporal alaga municípios da Região Metropolitana de São Paulo


Foram 40 minutos devastadores, principalmente para Mauá e Santo André, no ABC Paulista. Chuvas no ABC
Jornal Nacional
No Sudeste do Brasil, um temporal alagou municípios da Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta segunda-feira (31).
Foram 40 minutos devastadores, principalmente para Mauá e Santo André, no ABC Paulista. Rios e córregos transbordaram. Avenidas foram engolidas. No Centro de Santo André, motoristas pegos de surpresa não tiveram outra saída a não ser abandonar os carros antes que eles ficassem debaixo d’água. Os bombeiros percorreram ruas de bote à procura de pessoas ilhadas.
Até o começo da noite estava difícil entender quantas vias ficaram interditadas por causa dos alagamentos ou quedas de árvores. Ficou muito difícil se deslocar de carro ou ônibus. E a vida de quem tentou os trens não foi mais fácil.
Primeiro, os trilhos alagaram. Mas logo a água tomou a parte interna da estação da CPTM em Santo André. As catracas quase desapareceram. Em efeito cascata, os problemas se estenderam para outras estações, inclusive na capital, tornando a volta para casa um desafio angustiante.
“O pessoal saiu empurrando e eu não posso ficar no meio da multidão. E ali embaixo não tem um lugar para a gente sentar. Olha a situação onde eu vim parar, aqui no chão duro, operada há apenas seis meses”, conta Cátia Mendonça de Lima, autônoma.
“A gente está aguardando para ver se vai passar algum trem, circulando para Santo André. Tentando aplicativo de carro, mas, até agora, nada”, disse outra entrevistada.
A chuva que botou o caos no dia de milhares de moradores do ABC também mudou os planos da Defesa Civil do estado. Esta segunda-feira (31) seria o último dia da Operação Chuvas. Mas a mobilização das equipes e monitoramento meteorológico com envio de alertas 24 horas por dia vai continuar agora até o dia 15 de abril, por causa das condições climáticas.
Às 19h30, quase 93 mil imóveis estavam sem energia na Região Metropolitana de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Casa desaba, ruas ficam alagadas e circulação de trens é paralisada durante temporal na Grande SP
VÍDEO: Avenida em Santo André vira ‘rio’ e bombeiros abrem carro submerso em busca de vítimas
Bookmark the permalink.