Com técnica própria, instrumentista Arnaldo Freitas realiza workshop gratuito ‘Viola Brasileira’ em Presidente Prudente


No sábado (5), o músico também se apresentará com Anselmo Ferreira e Cida Ajala. Arnaldo Freitas realiza workshop gratuito em Presidente Prudente (SP)
Cristiane Rosset
O instrumentista Arnaldo Freitas realiza, neste sábado (5), às 14h30, o workshop “Viola Brasileira”, na sala de cinema Condessa Filomena Maratarazzo, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP). O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrições prévias.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo o músico, o workshop abordará uma técnica que ele desenvolveu com a mão direita.
“Minhas inspirações e aspirações. Eu gosto muito de compartilhar minha trajetória que deu embasamento para minha história. E, lógico, toda experiência que tive tocando solo e ao lado de grandes nomes”, informou ao g1.
Além disso, Freitas reforçou que pode participar da oficina “qualquer pessoa que se interessa pela viola ou qualquer pessoa que se interessa pela música”.
“A viola é, na verdade, um instrumento transmissor dessa força maior, que é a sagrada música”, afirmou ao g1.
O local comporta 100 pessoas e, para participar, o músico indica que os interessados “tragam perguntas, a viola, caderno, celular e tudo que puderem para gravar bem esse momento”.
Conforme o instrumentista, a ideia do workshop surgiu a partir de uma conversa com seu amigo, Anselmo Ferreira, que é professor de viola em Presidente Prudente, em que ele havia sugerido a proposta.
“Eu gosto muito de realizar workshop, acredito que antes de qualquer ação, existe sempre o mundo das ideias e o ímpeto para buscar o interesse na viola e tudo que influencia. E, claro que isso inspira conteúdo, pois, de fato, existem atalhos e esforços tanto na parte física quanto também emocional. O mundo da música é incrível, mas cobra sacrifícios que valem a pena depois”, ressaltou o artista ao g1.
Arnaldo Freitas realiza workshop gratuito em Presidente Prudente (SP)
Cristiane Rosset
Paisagens Sertanejas 🪕
Além do workshop, ainda no sábado, o cantor realizará o show “Paisagens Sertanejas”, em comemoração ao centenário de Inezita Barroso (1925-2015), às 19h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo.
O evento contará com participações de Anselmo Ferreira e Cida Ajala.
O repertório do show é composto por músicas autorais de Arnaldo, como “Amanara”, “Conversando Com Deus”.
Além de músicas do cancioneiro caipira, como “Tristeza do Jeca” e “Caminheiro”.
“Músicas que a dona Inezita Barroso gostava muito, pois iremos celebrar o centenário dessa grande dama da nossa música regional brasileira”, afirmou Freitas.
A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será revertido para o Lar Santa Filomena.

Arnaldo Freitas realiza workshop gratuito em Presidente Prudente (SP)
Cristiane Rosset
Carreira na música 🎵
Ao g1, Freitas contou que iniciou a carreirda na música em 2003, quando saiu de Echaporã (SP), sua cidade natal, e foi para São Paulo (SP).
“Antes, eu não tocava profissionalmente nas fazendas onde eu morava e trabalhava como capataz de gado”, disse o instrumentista.
Ele também explicou os motivos que o fizeram se apaixonar e escolher esse estilo musical para o trabalho.
“O som da viola me encarna até hoje, como se fosse algo mágico. Eu nasci no ambiente da viola, em meio a natureza que tanto me inspira. Ela expressa o som da minha alma, o que eu não consigo dizer em palavras, a música fala por mim, além de trazer algo de ancestral, de Brasil Profundo”, contou ao g1.
O intrumentista também ressaltou que a música caipira é o senso mais forte de brasilidade.
“A viola é nossa digital castiça. É algo viceral e, hoje, vemos a viola nas mãos de tantas crianças e a juventude aderindo a esse estilo, qualquer pessoa que se interessa por viola está num caminho bom, de pessoas que respeitam família e da música que não denigre, da música que cura e não destrói”, finalizou Freitas.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.