Estudo deve definir se Aeroporto de Navegantes terá segunda pista

Em audiência de conciliação realizada no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (31), representantes municipais, estaduais e federais decidiram que um estudo será feito para definir os critérios que serão utilizados para aplicabilidade de investimentos no Aeroporto de Navegantes, dentre eles a segunda pista do terminal.

Foto mostra aviões no Aeroporto de Navegantes. Estudo pode definir instalação de segunda pista

Segunda pista no aeroporto é reinvindicação antiga – Foto: CCR Aeroportos/Reprodução/ND

O estudo contratado definirá os critérios para o PMI (Programa de Melhoria de Infraestrutura), proposta que a concessionária responsável pelo aeroporto deve apresentar periodicamente relatando as condições atuais do terminal e investimentos necessários para o futuro.

Estudo definirá viabilidade da segunda pista no Aeroporto de Navegantes

Este é considerado mais um passo para buscar uma solução para reivindicação da construção de uma segunda pista no aeroporto, há anos aguardada pela população.

“Desde o início de 2023 estamos comprometidos com essa demanda da região, que é a construção de uma nova pista para permitir a ampliação das operações do aeroporto. O Governo do Estado seguirá acompanhando até conseguirmos concretizar essa importante obra de infraestrutura para o nosso Litoral Norte”, disse o governador Jorginho Mello.

Audiência reuniu representantes do município, estado e do governo federal – Foto: Gustavo Moreno/STF/ND

Conforme ficou acordado na audiência realizada em Brasília, os órgãos federais, estadual e municipal envolvidos terão 90 dias para apontar quais critérios deverão integrar o estudo, como demanda de cargas, passageiros e impacto na operação do complexo portuário..

Caso seja construída, a segunda pista do Aeroporto de Navegantes atenderia também aviões cargueiros. O Plano Diretor do terminal, aprovado em 2013, prevê uma segunda pista de 2,6 km, onde os aviões cargueiros poderiam pousar e decolar.

A administração do aeroporto se manifestou sobre o assunto por meio de nota, informando que “o contrato de concessão não prevê construção de uma segunda pista no aeroporto, mas segue em diálogo com o poder público e o setor produtivo do Estado sobre o tema”.

Além do governador, estiveram presentes na audiência o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; o prefeito de Navegantes, Liba Fronza; o procurador geral de SC, Márcio Vicari; e a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco.

Bookmark the permalink.