Alerta amarelo: frente fria deixa SC em ‘perigo potencial’ para chuva intensa de até 50 mm

Os primeiros dias de abril trarão temporais ao Sul do país com a intensificação da frente fria que atinge o Brasil. Nesta quarta-feira (2), Santa Catarina fica sob alerta amarelo do Inmet, com previsão de acumulados de até 50 mm de chuva e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.

Inmet emitiu alerta amarelo para tempestades em SC

Inmet emitiu alerta amarelo para tempestades e chuva intensa de até 50 mm em SC – Foto: Caroline Figueiredo/ND

A formação de um ciclone no Atlântico potencializará as tempestades, especialmente no leste catarinense, onde há alto risco de alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. No restante do estado e na região Sul, o volume de chuvas é moderado, mas com trovoadas e raios.

SC fica sob alerta para chuva intensa

Áreas em amarelo indicam perigo potencial para altos volumes de chuva e temporais – Foto: Inmet/Divulgação

Em alerta publicado na manhã desta terça-feira (1), o Inmet destaca que o volume de chuvas pode ficar entre 20 e 30 milímetros, podendo chegar a 50 milímetros. Há também o risco de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h.

Frente fria se intensifica e Inmet emite alerta amarelo de perigo potencial para tempestades em SC

A frente fria ganha força com um sistema de baixa pressão no litoral gaúcho, aumentando as condições para temporais e deixando Santa Catarina em alerta amarelo. As temperaturas variam entre 15°C e 21°C pela manhã, podendo atingir 32°C no Litoral Sul à tarde.

Frente fria deixa SC em alerta de perigo potencial

SC está em alerta amarelo para tempestades e risco de tempestades no estado com intensificação de frente fria – Foto: Gabriel Lain/Arquivo/ND

Riscos esperados nesta quarta-feira, 2/4:

  • Leste de SC: Chuvas intensas à tarde com possibilidade de enxurradas e danos em redes elétricas
  • Demais áreas: Temporais isolados e ventos fortes
  • Grande Oeste: Máximas não ultrapassam 25°C

O Inmet reforça a necessidade de cautela, principalmente em áreas urbanas propensas a alagamentos. A previsão indica que o sistema de baixa pressão seguirá influenciando o clima na região até o final da semana.

Bookmark the permalink.