Sucuri gigante dá susto em engenheiro durante vistoria de ponte em MS: ‘nunca tinha visto uma’


O avistamento foi feito na última segunda-feira (31), no município de Naviraí (MS). Vídeo registrou todo o flagrante. Durante vistoria de ponte, engenheiro dá de cara com sucuri gigante
Era para ser apenas mais um dia de trabalho normal na vida do engenheiro Augusto Maidana, de 31 anos, mas ele teve uma grande surpresa. Durante a vistoria de uma ponte, na zona rural do município de Naviraí (MS), o engenheiro Claudenir Diomasio Werli foi surpreendido por uma sucuri gigante. Veja o vídeo acima.
“Estávamos analisando as condições de uma ponte que fica há 10 km da cidade, quando eu me virei de costas levei um susto, ela era gigante e estava atrás de nós”, relata o engenheiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Augusto relata que a serpente estava a uma distância segura e que a ficou observando por cerca de 10 minutos. A surpresa foi registrada e compartilhada nas redes sociais nessa segunda-feira (31).
“Eu nunca tinha visto uma sucuri, fiquei impressionado, dá um medo, mas por ser algo que não vemos todos os dias, eu nunca tinha visto, mas a espécie não apresenta risco algum para os humanos, ela estava bem tranquila”.
Sucuri foi vista na última segunda-feira (31).
Augusto Maidana/Arquivo Pessoal
O gerente Municipal de Proteção e Defesa Civil orienta que quem encontrar com uma sucuri não maltrate o animal.
“Para a população que visita ou tem contato com o meio rural, é importante que ajude a preservar a diversidade de espécies que temos na região, porque ainda existe casos de pessoas que maltratam ou matam esses animais”.
Orientações ao encontrar com uma sucuri
Ao encontrar com uma sucuri (Eunectes murinus), é importante manter a calma e tomar algumas precauções para garantir sua segurança e a da serpente. Aqui estão algumas dicas:
Mantenha a distância: Não se aproxime da sucuri. Observe-a de longe para evitar qualquer interação desnecessária.
Não a provoque: Evite fazer movimentos bruscos, gritar ou tentar tocá-la. Sucuris geralmente não atacam humanos a menos que se sintam ameaçadas ou encurraladas.
Não tente matá-la ou capturá-la: Sucuris são importantes para o ecossistema e protegidas por lei em muitas regiões. Além disso, elas podem se defender se se sentirem em perigo.
Saia lentamente da área: Caminhe calmamente para longe, sem virar as costas completamente. Não corra, pois isso pode desencadear uma reação da cobra.
Procure ajuda se necessário: Se a sucuri estiver em um lugar onde representa perigo (como perto de áreas habitadas), contate as autoridades locais ou um profissional de manejo de fauna para lidar com a situação.
Educação e prevenção: Se você mora ou frequenta áreas onde sucuris podem aparecer, aprenda sobre seu comportamento. Elas geralmente vivem perto de rios, lagos e pântanos, então evite se aproximar de corpos d’água sem precaução, especialmente ao amanhecer ou ao entardecer.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Bookmark the permalink.