Clima para quinta-feira (03): tempo vira na maior parte do país

Nova frente fria trará chuvas contínuas e mudanças bruscas na temperatura no Rio de Janeiro.Climatempo/Reprodução

Os dias de sol e calor terão uma trégua a partir desta quinta-feira (3): a chegada de uma frente fria vai impulsionar o tempo instável na maioria do país, com alerta de temporais no Rio de Janeiro e em São Paulo e queda das temperaturas no Rio Grande do Sul.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas de chuva começam a se formar no período da tarde, e devem seguir intensas até à manhã de sexta-feira (4).

O país segue com probabilidade de chuva nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe não chove, mas há possibilidade de céu nublado.  

Queda acentuada das temperaturas no Sul

Uma frente que causou temporais intensos com ventos superiores a 100 km/h na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, provocou, no início desta semana, queda brusca de temperatura e formação de nuvens carregadas, motivada pela entrada de ar polar vindo da Argentina.

Após os temporais, a massa de ar polar provocou significativa redução dos termômetros em diversas áreas do estado, com mínimas variando entre 12°C e 14°C em várias localidades.

Na região metropolitana, que registrou “ilha de calor” com máximas acima de 37°C no dia anterior, o tempo começou com céu nublado e garoa, trazendo alívio para o calor intenso.

Efeitos nas demais regiões

No estado de São Paulo, a transição do verão para a chegada de ar mais frio causará a queda dos termômetros, com pancadas de chuva moderadas a fortes previstas para os primeiros dias de abril.

Em contrapartida, o Rio de Janeiro enfrentará, a partir do fim de semana, a influência de uma nova frente que trará chuvas contínuas e mudanças bruscas na temperatura, elevando o risco de enchentes e queda de árvores devido a rajadas de vento.

Alertas do INMET

O INMET divulgou um alerta para uma tempestade que terá início em 02/04/2025 às 10h00min e término às 18h00min, com previsão de chuva intensa variando entre 30 e 60 mm/h (ou 50 a 100 mm/dia), ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Essa situação pode ocasionar corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As áreas afetadas abrangem Serrana, Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense e Centro Oriental Rio-grandense.

Outro alerta indica condições de tempestade a partir de 02/04/2025 às 10h00min até às 17h00min, com previsão de chuva moderada entre 20 e 30 mm/h (ou até 50 mm/dia), ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Nesta situação, o risco de corte de energia elétrica é baixo, mas podem ocorrer danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. As regiões sob risco incluem Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.

Bookmark the permalink.